Vitor Lippi (PSDB-SP) tem requerimento e relatoria de Projeto aprovados na Comissão de Ciência e Tecnologia


Vitor Lippi apresenta requerimento e relatoria de PDL na CCTI. Foto: Alex Loyola

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) teve requerimento e relatório de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) aprovados na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) desta quarta-feira (16).

Lippi é membro titular da CCTI e apresentou requerimento para realização de audiência pública para debater sobre a importância da integração entre Governo, Academia e Empresas no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, conhecido como modelo tripla hélice.

Em seu parecer, o deputado afirmou que “a colaboração entre esses três setores proporciona adequada alocação de recursos, maior eficiência na pesquisa e no desenvolvimento, além de melhorar a competitividade das empresas, fortalecer as universidades, gerar riqueza, empregos e promover o desenvolvimento econômico e social.”

O parlamentar também apresentou relatório sobre o PDL 466/2022, referente a acordos, tratados ou atos internacionais. De autoria da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o PDL ratifica o texto apresentado pelo Tratado de Budapeste, um tratado de cooperação internacional, que reconhece o Brasil como possível depositário de material de pesquisa científica e patentes, ou seja, responsável por receber e guardar estes materiais.

Até então, o país mais próximo a conceder esta autorização era o Chile. Lippi defendeu a aprovação do texto afirmando que o Tratado confere maior autonomia ao Brasil e reduz custos e burocracia, além de dar a oportunidade ao Brasil de se tornar depositário de outros países.

*Giulia Neves, estagiária sob supervisão

Compartilhe:
23 agosto, 2023 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *