Pauta positiva
PSDB na Câmara reitera defesa de propostas visando modernizar país e recuperar economia
Superada a votação do pedido de abertura de investigação contra o presidente da República, a Câmara volta a sua atenção neste semestre para a votação das reformas e das propostas que visam recuperar a economia. Essa é a expectativa de deputados do PSDB. Como lembrou na semana passada o líder da bancada tucana, deputado Ricardo Tripoli (SP), o partido não falta ao Brasil quando o assunto é a modernização do país, e a mesma postura será mantida.
RECONSTRUÇÃO NACIONAL
O tucano convocou reunião da bancada para esta terça-feira (8), às 17h, com o intuito de discutir as reformas política e da Previdência. Desde o início do ano, o PSDB tem promovido importantes debates sobre esses temas, ouvindo especialistas e autoridades envolvidas diretamente com essas discussões.
Na avaliação do deputado Vanderlei Macris (SP), o segundo semestre precisa ser marcado pela continuidade de um trabalho de reconstrução nacional. “É o momento de criarmos condições de entregar ao próximo presidente eleito um país melhor do que o que recebemos nessa crise após o impeachment de Dilma. O Brasil é um país pronto para desenvolver-se economicamente, recuperar seus empregos e dar melhor condição de vidas aos brasileiros”, afirmou, ao defender as reformas.
Para Miguel Haddad (SP), a expectativa é de um semestre melhor, especialmente em relação à economia. “Temos uma série de reformas ainda que deverão ser apreciadas e que são extremamente importantes para o país. As reforma política, fiscal, previdenciária – todos esses são temas que deverão ser abordados neste semestre e vão contribuir para que o país se desenvolva e gere empregos”, ressaltou. O parlamentar disse ainda que somente com a conclusão das reformas será possível o país voltar a se desenvolver e abrir novos postos de trabalho, o que tem sido aguardado por mais de 13,5 milhões de pessoas.
Parlamentares do PSDB estão na linha de frente na discussão de outras reformas estruturantes. O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) é o relator da reforma tributária, enquanto a deputada Shéridan (RR) ocupa a relatoria de uma das comissões especiais que tratam da reforma política.
PRIMEIRO PASSO
A atuação do partido foi fundamental durante a discussão de outras matérias aprovadas no primeiro semestre, como a modernização das leis trabalhistas. O deputado Rogério Marinho (RN) foi o relator da proposta apresentada pelo governo e responsável por redigir o texto aprovado por deputados e senadores. Com as mudanças, as relações de trabalho no Brasil terão uma das mais modernas regulações do mundo.
Sancionada em julho, a lei flexibiliza a Consolidação das Leis do Trabalho para prever, entre outras medidas, a prevalência dos acordos sobre a legislação e o fim da contribuição sindical obrigatória. Formas de atuação como o teletrabalho, o regime de 12 x 36 horas e o de tempo parcial também foram disciplinados no projeto. Teletrabalho é definido como a prestação de serviços frequentemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta