Lêda Borges e Geovania de Sá participam do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher


Lêda Borges (PSDB-GO) e Geovania de Sá (PSDB-SC) no 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher. Foto: Alex Loyola

A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (22), o 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher. As deputadas Lêda Borges (PSDB – GO), presidente da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher, e Geovania de Sá (PSDB – SC) participaram do encontro.

O evento encerrou a campanha Agosto Lilás 2023, que celebra o aniversário da Lei Maria da Penha. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher e Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, Procuradoria Especial da Mulher e Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal. 

Nas redes sociais, Geovania de Sá defendeu a campanha. “O Agosto Lilás é muito mais que uma mobilização voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha é um ato de amor em prol das mulheres”, publicou a parlamentar.

Sob o tema “Nossa voz representa a mudança”, em homenagem aos 10 anos da Secretaria da Mulher, o encontro teve a apresentação de dois painéis para tratar da cooperação entre os órgãos e dos benefícios do trabalho em rede.

A equidade política de gênero foi uma das pautas centrais. A deputada Lêda Borges afirmou que a candidatura para fundo eleitoral não é suficiente e defendeu a ocupação das cadeiras do parlamento por mulheres. “18% de representatividade para nós ainda é pouco. Estamos avançando muito, mas há passos que podem ser alargados”, concluiu.

A presidente da CMulher destacou ainda a importância das procuradorias municipais e estaduais. “As procuradorias significam o canal de denúncia, de aconchego, um canal onde essas mulheres, vítimas de violência, também podem se expressar.”

Em maio deste ano, o Brasil já contava com 25 Procuradorias da Mulher em 24 Assembleias Legislativas e no Distrito Federal, e 634 em Câmaras Municipais.

A parlamentar concluiu sua fala reafirmando seu compromisso com a elaboração de um plano de orçamento para a aplicação dos recursos públicos voltados para as mulheres. Na quarta-feira (23), Borges vai apresentar requerimento para realização de Audiência Pública para debater a elaboração do orçamento geral da União para 2024 na perspectiva da mulher. “Sem orçamento não há efetividade de legislação e nem de políticas públicas”, completou a deputada.

*Giulia Neves, estagiária sob supervisão

Compartilhe:
22 agosto, 2023 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *