Investimento em defesa nacional é pauta em Comissão das Relações Exteriores com ministro José Múcio


Ministro José Múcio em sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida por Paulo A. Barbosa (PSDB-SP). Foto: Alex Loyola

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional recebeu nesta quarta-feira (17) o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da Comissão, deu início à reunião dizendo que o objetivo da reunião é “atualizar os membros do colegiado sobre os rumos, estratégias, prioridades e desafios da defesa nacional, bem como outros temas correlatos da pasta ministerial. ”

Múcio esteve na Casa para atender aos requerimentos de autoria do presidente da Comissão e dos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Também estiveram presentes os comandantes da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen; do Exército, General Tomás Miguel Paiva; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O ministro destacou a cisão política causada pela polarização durante as eleições. “Saímos absolutamente fraturados em um dos maiores patrimônios que temos, a nossa fraternidade”, afirmou. Múcio defendeu também o aumento do orçamento da Defesa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), valor recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O país investe atualmente apenas 1,2% no setor.

Após mais de seis horas de debate, o deputado Paulo Alexandre Barbosa encerrou a sessão exaltando o ambiente democrático e reforçando a despolitização das forças armadas. “Essa é a essência do parlamento. A democracia que a gente tanto prega e defende se materializa aqui, com as opiniões divergentes, com o contraditório, mas acima de tudo com respeito. É assim que buscamos conduzir os trabalhos”, acrescenta Barbosa.

*Giulia Neves, estagiária sob supervisão

Compartilhe:
18 maio, 2023 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *