Prefeito de Ribeirão Preto lança livro sobre seu 1º mandato na Câmara


O prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, lançou, na Câmara dos Deputados, o livro Administração Pública – Desafios e Soluções, que relata o exercício de seu primeiro mandato – 2016 a 2020 – à frente da prefeitura da cidade, hoje com 720 mil habitantes e orçamento de R$ 3,7 bilhões.

Quando assumiu, Nogueira encontrou uma prefeitura com escassos recursos financeiros, muitas dívidas de curto e longo prazos e com sérios problemas de governança, incluindo investigações sobre desvios de recursos e agentes públicos presos antes de sua posse. Ele foi reeleito em 2020.

O livro, com 14 capítulos e 244 páginas, mostra como foi possível fazer a recuperação financeira, equilibrar as ações administrativas, planejar e executar obras, recuperar a capacidade de investimentos e manter a saúde orçamentária da cidade.

Um trabalho que pode nortear as ações de prefeitos em situações semelhantes e importante leitura para pesquisadores e acadêmicos, a obra conta com informações suplementares que podem ser acessadas por um QR Code, onde estão a íntegra de leis e decretos que ajudaram a normatizar a gestão pública de Ribeirão Preto. O prefácio é do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.

“Neste livro estão presentes os cinco ‘P’s (priorizar, planejar, propagar, persistir e perenizar) que elegi para o nosso governo e que dei amplo conhecimento à minha equipe. Mas principalmente estão os ‘P’s de propagar e o de perenizar, porque divulgam o trabalho feito e perenizam as medidas adotadas durante o período de quatro anos de muitas dificuldades, notadamente nos primeiros anos”, diz o autor da obra.

“Em 2016, tivemos uma eleição diametralmente distinta de todas as outras. A disputa aconteceu no mesmo ano da Operação Sevandija, da Polícia Federal e do Gaeco, que afastou nove vereadores, secretários municipais e um superintendente de autarquia, levando a própria prefeita à prisão e ao afastamento do cargo, já depois do pleito encerrado, no dia 2 de dezembro do mesmo ano”, registra parte do primeiro capítulo.

“Foi uma disputa marcada pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, que assolou o mundo e traumatizou pessoas com regras que até então nos eram pouco familiares. Para quem disputou a eleição foi uma invenção atrás da outra. A adaptação à nova realidade se fez necessária”, aponta parte do último capítulo, sobre a disputa da reeleição. Coincidentemente, as duas disputas foram diferenciadas, inclusive uma da outra.

Entre as duas eleições, o livro documenta as medidas adotadas, a recuperação financeira, o programa Ribeirão Mobilidade, a busca da universalização do saneamento, a própria pandemia de covid-19 e vários outros assuntos atinentes a uma administração pública municipal. “Tenho certeza que, juntamente com uma ótima e afinada equipe de trabalho, fiz o melhor de mim por minha cidade, com bons e aparentes resultados. Por isso também senti obrigação de deixar registradas e compartilhar as medidas adotadas e que podem nortear outros gestores”, afirma Duarte Nogueira.

Perfil – Duarte Nogueira foi secretário de Estado de São Paulo da Habitação (1995-1996); de Agricultura e Abastecimento (2003 a 2006); e de Logística e Transportes (2015 a 2016). Foi deputado federal por três mandatos (2007/2016) e líder da bancada do PSDB em 2011. Também foi deputado estadual por três mandatos (94/2002)

Compartilhe:
27 junho, 2022 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *