8 de Março: Dia Internacional da Mulher


A sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), foi marcada pela cobrança de orçamento federal para o combate à violência contra elas. Procuradora da Mulher da Câmara, a deputada Tereza Nelma (AL) alertou para os níveis alarmantes de desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, na política e na economia. Essa disparidade leva a altas estatísticas de violência contra a mulher, precarização do trabalho feminino e sub-representação das mulheres na política.

Por outro lado, a data também marca a vitória de muitas mulheres brasileiras no último século, sendo uma das principais dela a conquista do voto feminino. As mulheres só conquistaram esse direito em 1932, há 90 anos. Esse será o foco da campanha Março Mulher, da Secretaria da Mulher da Câmara em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado. Estão previstos eventos em alusão a essa data, com o objetivo de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras.

“Como Deputada e especialmente neste cargo de Procuradora da Mulher, que ocupo, é impossível não honrar a importância que aquelas que integraram o movimento sufragista tiveram para que as mulheres como eu e todas aqui presentes pudessem estar aqui hoje tendo sua voz e suas demandas ouvidas por milhões de brasileiros e brasileiras. Nossa existência na vida política é possível graças à luta dessas mulheres, que abriram caminho atuando nos movimentos de mulheres, ocupando os primeiros postos eletivos, encarando décadas de supressão de direitos, reunindo forças pela inclusão dos direitos das mulheres na Constituição de 1988 e lutando incansavelmente legislatura após legislatura pela ampliação da representatividade feminina na política”, afirmou Tereza Nelma.

Tereza Nelma ressaltou que muito ainda precisa ser feito pelas mulheres brasileiras, e esse desafio norteia suas ações na Procuradoria no sentido de proteger direitos e garantir a efetiva participação feminina na política nacional. “Trabalhamos para que, durante toda a sessão legislativa, as demandas das mulheres não sejam colocadas em segundo plano”, completou.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Compartilhe:
8 março, 2022 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *