Geovania de Sá quer lactantes no grupo prioritário para vacina da Covid-19


A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) acaba de protocolar um requerimento de indicação ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

O documento sugere que o Governo Federal revise o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e inclua as lactantes no grupo prioritário para a imunização. O texto também solicita que as sobras de imunizantes que se encontram nos municípios e no Distrito Federal sejam utilizadas para a imunização escalonada de pessoas com menos de 60 anos de idade.

O atual Plano Nacional de Vacinação já está em sua sétima edição. “Mas, a listagem de categorias priorizadas do Plano não engloba as lactantes”, lamenta a deputada.

Geovania justifica que a imunização das lactantes permite que os anticorpos produzidos pelas mães sejam transferidos aos bebês, por meio da amamentação. “E, também, diminui a chance da mãe que retorna ao trabalho pegar a doença e contaminar o filho. Além disso, as mães vacinadas têm mais segurança de levar seus filhos às consultas médicas regulares, o que permite melhor acompanhamento do bebê em seus primeiros meses de vida”, acrescenta, lembrando que até mesmo a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a vacinação contra a Covid-19 para as lactantes.

Outra questão que precisa ser repensada, de acordo com Geovania, é o destino dos excedentes de imunizantes que se encontram nos municípios e no Distrito Federal. Há relatos de que, em determinadas localidades, a procura pelas doses pelos grupos prioritários convocados tem sido menor do que a esperada. O que gera a sobra de vacinas.

“Então, os municípios deveriam ter mais autonomia para utilizarem este excesso na imunização por faixa etária”, aconselha Geovania, finalizando que o processo acelerado protegerá mais brasileiros deste vírus mortal.

Compartilhe:
28 maio, 2021 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *