Maio Roxo: Congresso recebe iluminação especial em alusão às doenças intestinais


O Congresso Nacional está iluminado de roxo como forma de ampliar a mobilização e dar visibilidade às Doenças Inflamatórias Intestinais, também conhecidas como Doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa. As luzes ficarão acesas até 17 de maio, reforçando a necessidade de instituir um calendário nacional de conscientização e ações preventivas.   

A aprovação do Projeto de Lei 5.307/19, apresentado pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG), é o ponto de partida para a criação de uma Política Nacional de Orientação sobre as DII. Os avanços das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvem a universalização de acesso da população ao diagnóstico e tratamento, instituindo também o Maio Roxo, a exemplo de como ocorre hoje com o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Por meio do Projeto de Lei e em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais – DII Brasil, o deputado quer avanços no setor público de saúde para amenizar o sofrimento dos portadores da doença.

Domingos Sávio propõe a integração entre a União, estados e municípios para (1) fixar prazo máximo de 30 dias para a realização de exames laboratoriais e de imagens nos casos suspeitos, a partir da data da consulta inicial; (2) realizar mutirões de colonoscopias em hospitais públicos, priorizando os casos considerados suspeitos; (3) instituir parcerias e convênios entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas, a fim de produzir trabalhos conjuntos sobre a doença; e (4) autorizar aos portadores da doença que estejam presos o cumprimento da pena em celas separadas durante a crise.

Estamos trabalhando para incluir as Doenças Inflamatórias Intestinais na rotina do SUS. Nosso objetivo é que o Sistema Único de Saúde seja de atendimento universal, capaz de oferecer assistência a todos os brasileiros e que seja também universal em relação às doenças, garantindo tratamento a todas as enfermidades”, reforçou Domingos Sávio.

Compartilhe:
13 maio, 2021 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *