Ação de Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho


Uma ação da Deputada Federal Mariana Carvalho abriu caminho para a promoção do turismo nas áreas históricas de Porto Velho. A Parlamentar foi a responsável por emenda que garantiu o asfaltamento da Estrada do Santo Antônio, no trecho do cemitério à igrejinha. A emenda foi no valor de R$ 250 mil.

Agora foi a vez da Prefeitura da capital anunciar a restauração do complexo que inclui os Cemitérios das Locomotivas e da Candelária.

O Prefeito Hildon Chaves destaca que o local faz parte da história de Porto Velho e, por seu valor histórico e cultural, integra um complexo com forte potencial turístico. “Transformaremos este espaço em um ambiente atrativo, com calçadas, iluminação, guarita, sinalização, limpeza e recuperação dos trilhos”, afirmou Hildon.

O Prefeito ainda destaca que as obras são um resgate da história da cidade e da população. Este é um dos projetos da Prefeitura que fazem parte do Plano de Ação, para restaurar espaços urbanos com potencial turístico.

Os cemitérios ficam a cerca de três quilômetros e meio do centro de Porto Velho. O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e era utilizado para enterrar os estrangeiros de diversas partes do mundo que vieram ao Brasil para trabalhar na construção da emblemática ferrovia Madeira-Mamoré, entre Porto Velho e Guajará Mirim, mas não resistiram ao clima e às doenças tropicais da região.

Já o chamado “Cemitério das Locomotivas” existe desde quando o governo militar, por meio do 5º BEC encerrou o funcionamento da EFMM, no início dos anos 1970, e as sucatas das locomotivas foram abandonadas em frente ao Cemitério da Candelária. .

Para Mariana Carvalho, o Turismo será uma atividade fundamental para a economia de Porto Velho. A deputada lembra que desde quando foi vereadora, tem buscado a valorização do Turismo. Na época, foi autora da Lei que criou o Projeto Turismo Educativo, visando o acesso dos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino ao acervo natural, cultural, artístico e turístico de Porto Velho.

Como Deputada tem articulado ações junto à Prefeitura e os órgãos do Governo Federal para revitalizar espaços, como o Complexo Marechal Rondon e atrair turistas e moradores para as práticas de lazer.

Com a emenda parlamentar que destinou ao Município, a Prefeitura pode executar a pavimentação da histórica estrada do Santo Antônio que dá acesso à Igrejinha e à Litorina, no Complexo Memorial Rondon.

“É um compromisso do meu mandato buscar sempre o resgate e o fortalecimento da nossa história, da nossa cultura, das nossas belezas naturais e patrimônios históricos. A gestão do Prefeito Hildon Chaves, junto com o Vice-Prefeito Hildon Chaves, tem esse mesmo olhar para o setor. Porto Velho só tem a ganhar”, ressaltou a Deputada.

Compartilhe:
19 abril, 2021 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *