Projeto garante acompanhamento especializado a idosos em hospitais


O deputado Alexandre Frota (SP) apresentou projeto de lei que institui o Programa de Atendimento Especializado do Idoso nos hospitais e unidades de pronto atendimento que possuam mais de 100 leitos destinados à população adulta.

O objetivo do PL é proporcionar aos idosos internados o acompanhamento e a permanência de equipes nas alas geriátricas. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar de atendimento, que passará por treinamento na área de geriatria. “A atuação será com foco especialmente nos aspectos de risco para a população idosa, como mobilidade, cognição, independência, entre outros”, explica.

Frota enfatiza que, com o avanço da idade, algumas limitações aparecem e influenciam na capacidade de participação social. A permanência em um ambiente hospitalar, com pouca movimentação e estímulos visuais e sociais, pode desencadear problemas que dificultam a vida do idoso após receber alta. “Com um programa geriátrico existem melhoras nos indicadores de saúde após a alta, como o aumento da sobrevida pós-internação; melhora cognitiva; menor chance de internação posterior em instituições de longa permanência”, ressalta.

Segundo o parlamentar, o projeto não irá gerar aumento significativo de despesas para os setores público e privado, pois será feita uma reorganização do cuidado e a equipe especializada poderá ser formada por profissionais que já prestam serviço na unidade.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 fevereiro, 2020 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *