Parlamentares solicitam debate sobre crise energética no estado de Roraima


Os deputados Adolfo Viana (BA) e Shéridan (RR) apresentaram requerimento para a Comissão de Minas e Energia solicitando a realização de audiência pública para discutir as altas tarifas de energia cobradas da população da região Norte. Eles cobram ações efetivas de resolução da crise energética do estado de Roraima e sua integração ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Hoje, Roraima é o único estado que não possui conexão com o SIN. Justamente por isso, se encontra vulnerável e dependente de alternativas que não têm conseguido manter parâmetros mínimos de qualidade e confiabilidade de abastecimento.

O estado, que faz divisa com a Venezuela, vem sendo abastecido por geração termelétrica local desde que a crise no país vizinho aumentou e a importação de energia foi suspensa, no começo de 2019, mas esta alternativa tem se mostrado nada confiável até o momento. “As condições climáticas da região, que apresenta elevadas temperaturas e comprometem o funcionamento das máquinas, contribuíram para elevar ainda mais os números de interrupções de fornecimento”, relatam os parlamentares.

Adolfo e Shéridan enfatizam que é necessário compreender como têm evoluído as ações do Governo Federal para resolver a crise energética que atinge Roraima e a região Norte, o Poder Executivo não pode ficar imóvel diante destes problemas. “Com base no princípio da transparência, a população de Roraima deve saber quais medidas estão sendo adotadas para resolver o problema sem que o fruto desse impasse recaia sob a população roraimense na forma de altas tarifas de energia”, afirmam.

De acordo com o ranking de tarifas divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Roraima Energia está entre as 15 concessionárias com as maiores tarifas do país. “Esse número deve piorar sensivelmente, considerando que esses valores refletem a realidade do mercado anterior à crise enfrentada após a interrupção do suprimento venezuelano”, ressaltam.

Os parlamentares solicitam que sejam convidados o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega; diretor-presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), Carlos Faria; presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Marilena Lazzarini; e representantes da Roraima Energia e da Eletronorte.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 novembro, 2019 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *