Vitor Lippi debate ampliação da oferta de internet banda larga


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizou nesta quinta-feira (24) audiência pública a pedido do deputado Vitor Lippi (SP) sobre a importância dos provedores regionais de internet na ampliação da oferta dos serviços de banda larga no Brasil.

O parlamentar ressalta que solicitou a audiência por reconhecer a importância estratégica e a necessidade de o país ampliar a banda larga, que hoje é uma estrutura fundamental para o desenvolvimento econômico e social. A internet possibilita também a inclusão social e uma diminuição nas desigualdades regionais, com a promoção efetiva do desenvolvimento sustentável.

“Isso é uma grande oportunidade para o Brasil, devemos acreditar e dar uma condição ainda melhor para os provedores locais e regionais do nosso país” ressalta. O tucano sugere que nas próximas reuniões entre em pauta a questão dos postes que não possuem autorização para utilizar as redes de energia e os financiamentos para as empresas.

Hoje, no Brasil, existem 11 mil empresas provedoras de internet homologadas na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e mais de 17 mil sendo prestadoras de serviços de comunicação multimídia, se tornando um setor com muita competitividade.

De acordo com o diretor do departamento de banda larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), Artur Coimbra de Oliveira, existem mais de 2 mil municípios em que só há um provedor regional dominando o mercado. “Essa empresa acaba tendo mais de 50% de participação de mercado. O que mostra a importância deste segmento no atendimento de acesso à internet no interior do Brasil, além das capitais” reforça.

Estiveram presentes da reunião o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), André Felipe Rodrigues; superintendente de planejamento e regulamentação substituto da ANATEL, Felipe Roberto de Lima; analista técnico da unidade de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional); entre outros convidados.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
24 outubro, 2019 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *