Deputados trazem reflexões neste Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio


Congresso iluminado em alusão ao Setembro Amarelo.

Neste Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), deputados do PSDB chamam atenção para a necessidade de ouvir e ajudar quem mais precisa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo. São 800 mil mortes por ano.

Apoiador da causa, o deputado Célio Silveira (GO) divulgou os serviços do Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta atendimento gratuito sob sigilo no telefone 188, ou pela internet. “Que possamos lutar pela valorização da vida deixando sempre acesa, em nossos corações, a chama da esperança”, declarou.

É preciso quebrar o tabu e falar com seriedade sobre o suicídio, defende a deputada Shéridan (RR). A falta de empatia nas redes sociais é uma das causas que levam à morte de jovens atualmente, aponta. “É preciso que se tenha responsabilidade sobre tudo o que se escreve ou que se fala. Não sabemos quem está lendo e interpretando do outro lado. Se for alguém fragilizado e com algum transtorno psíquico, poderá ser influenciado negativamente”, explicou.

O dia 10 de setembro estimula uma corrente de ajuda e alerta sobre a saúde mental, ressalta a deputada Mariana Carvalho (RO). A parlamentar é autora do PL 5560, que foi aprovado junto a outras propostas que deram origem a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. “Ajude quem precisa ou busque ajuda, se for o seu caso. Preste atenção aos sinais. Fale. Ouça”, reforçou.

(Da redação/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
10 setembro, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *