Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem evento de abertura na Câmara


Os deputados Eduardo Barbosa (MG), Pedro Cunha Lima (PB) e Tereza Nelma (AL) participaram, nesta quarta-feira (21), do evento de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A cerimônia foi realizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e de Entidades Coirmãs, em parceria com a Federação Nacional das Apaes (Apaes Brasil) com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com origem na Lei 13.585 de 2017, de autoria do deputado Eduardo Barbosa, a semana comemorativa vai até 28 de agosto. “Entendemos que foi muito oportuna a realização desse evento, porque diversos deputados passaram por aqui, de estados mais distintos e trouxeram uma palavra de confiança para as nossas entidades e reconhecendo o trabalho que elas desenvolvem em cada município”, afirma o parlamentar Eduardo Barbosa.

O tucano Pedro Cunha Lima ressalta que os espaços das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e das Pestalozzis cumprem um papel necessário para uma compreensão maior e melhor da comunidade. “Ainda hoje prevalece uma visão em quem está cumprindo um papel social no terceiro setor é visto, sobretudo inicialmente, com desconfiança. O repasse público para o terceiro setor é travado em todas as etapas, existe uma desconfiança imensa por quem está cumprindo esse papel”, ressalta o deputado.

“Vamos lutar para que não se acabe, que não se elitize o programa aprendizagem, o jovem aprendiz, e coloco aqui para a Câmara, vamos lutar junto com o presidente da Casa para fazer o contrato, convênio do jovem aprendiz com deficiência. Será um grande avanço, porque vamos preparar e dar oportunidade a estes jovens e estas famílias que tanto precisam”, enfatiza a parlamentar Tereza Nelma.

Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Justiça, Sérgio Moro; Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves; Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turosi; presidente nacional da Pestalozzi, Ester Pacheco e representantes da Apae Brasil, Francisco Matusalem e Tâmara Thamires.

(Reportagem: Letícia Christie/ Foto: Alexssandro Loyola/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 agosto, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *