Deputada Bia Cavassa destaca episódio histórico da retomada de Corumbá


A deputada Bia Cavassa (MS) participou nesta quinta-feira (13) de sessão solene realizada para lembrar o episódio histórico da retomada de Corumbá (MS) pelo Exército Brasileiro durante a guerra do Paraguai, há 152 anos.

“A nossa história é permeada de momentos decisivos e marcantes que foram definitivos para a transformação do destino do nosso país até os dias de hoje. O dia 13 de junho é uma dessas datas que fizeram toda a diferença para a história brasileira”, ressaltou a deputada, natural da cidade de Corumbá.

Em 13 de junho de 1867, as tropas paraguaias que ocupavam Corumbá e o Forte de Coimbra desde janeiro de 1865, durante a primeira fase da Guerra do Paraguai, foram expulsas em operação militar comandada pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho. Depois de uma marcha de 25 quilômetros, os militares alcançaram as proximidades da Vila de Corumbá e o combate teve início.

“A retomada de Corumbá tem um valor inestimável para a história brasileira. As tropas das nossas forças militares estavam coma a moral baixa e vínhamos sofrendo algumas derrotas que tiravam o ânimo do combatente brasileiro, o terreno pantanoso que dificultava a mobilidade, doenças como a varíola, tuberculose, febre amarela e outras longas instâncias dos grandes centros tornavam o palco da guerra mais penoso do que qualquer um poderia imaginar naquela época” lembra a tucana. A retomada de Corumbá proporcionou o resgate da moral do povo mato-grossense, enfatiza a tucana.

A deputada defendeu mais investimentos para as fronteiras e projetos como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), que ampliou a capacidade de defesa e monitoramento de fronteiras. “Somos muito gratos pela presença das forças militares em nossas fronteiras, não apenas pela segurança oferecida, mas pela real integração com nossa comunidade atendendo e colaborando com nossas necessidades civis, e quero aqui manifestar minha pessoal gratidão pelo trabalho que todas as forças armadas desenvolveram, desenvolvem e continuaram desenvolvendo naquela região”, complementa.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 junho, 2019 Destaque3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *