PL de Edna Henrique estabelece semana de prevenção às drogas nas escolas


Projeto de lei apresentado pela deputada Edna Henrique (PB) institui a semana PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na escola, para a prevenção ao uso de drogas e redução da violência no ambiente escolar e na sociedade.

A proposta visa realizar a semana PROERD anualmente durante o mês de junho, pois o dia 26 de junho é lembrado como Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, representando um marco integrador de prevenção às drogas e violência. Os sistemas de ensino deverão firmar parcerias com as polícias militares para que seja desenvolvido o programa nas instituições de ensino públicas e privadas de educação básica.

A parlamentar afirma que a violência nas escolas tem sido fonte de preocupação das diferentes esferas sociais. “Embora seja o local de excelência para a formação cidadã, alguns jovens começam o envolvimento com drogas na própria escola e pelo descontrole gerado pelo abuso dessas substâncias nocivas, passam a cometer pequenos delitos, chegando a perpetrar crimes de natureza grave”, alerta.

O PROERD busca orientar as crianças e adolescentes sobre os males causados pelo uso de drogas.

O programa está no Brasil desde 1992. Desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros. Entre os principais objetivos destacam-se: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhe permitam evitar influências negativas em questões de drogas e violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; entre outras.

(Reportagem: Letícia Christie / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 junho, 2019 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *