Câmara aprova auxílio para vítimas de tragédia em Brumadinho


O Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante sobrevoo da região atingida pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), a Medida Provisória 875/19, que concede um auxílio emergencial a famílias de baixa renda vítimas do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em janeiro deste ano na cidade de Brumadinho (MG). Em razão da tragédia, morreram 242 pessoas; outras 28 continuam desaparecidas. A matéria será enviada ao Senado.

Segundo o projeto de lei de conversão do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o pagamento do auxílio emergencial não provocará o cancelamento do cadastro das famílias atendidas por esses programas. Ele incorporou ao texto um artigo para deixar claro que o auxílio, assim como outros valores que vierem a receber a título de indenização, apenas recompõem danos materiais e morais sofridos. 

Desde fevereiro, o deputado Paulo Abi-Ackel (MG) tem buscado recursos para auxiliar as famílias impactadas por esse desastre social e ambiental. O tucano comemorou a aprovação da MP para liberação do auxílio. “Além disso, será direcionado um benefício aos profissionais que lutaram bravamente no salvamento e busca de pessoas, e em decorrência de exposição a dejetos minerais desenvolverem algum tipo de doença”, afirmou.

O deputado Aécio Neves (MG) ressaltou que muitas famílias perderam não só sua fonte de renda, mas também condições básicas de vida com dignidade. “Em apoio a famílias em Brumadinho, aprovamos na Câmara dos Deputados uma medida da maior importância. Registre-se o papel fundamental da bancada de Minas de todos os partidos para a aprovação. Estou certo de que a emenda terá aprovação também do Senado”, declarou.

(Com informações da Agência Câmara/ Foto: Isac Nóbrega/PR)

Compartilhe:
5 junho, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *