Gestão compartilhada entre educação, saúde e segurança será tema de debate


O compartilhamento de ações nas áreas de educação, saúde e segurança pública é um importante caminho para a eficácia de políticas públicas. Para discutir o tema, a deputada Mariana Carvalho (RO) solicitou a realização de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara. O debate está marcado para o dia 7 de maio.

O foco da deputada é a qualidade da educação e das políticas públicas capazes de inserir os alunos no contexto de um atendimento integral.  Ela lembra que, ao tratar, por exemplo, do educando com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o Plano Nacional de Educação (PNE) captou a necessidade de ações multidisciplinares entre diversos setores.

A estratégia 4.5 do programa defende o estímulo a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia.

“Esta diretriz vale, em realidade, para todas as etapas e modalidades da educação. A intervenção do Poder Público há de ter essa perspectiva interdisciplinar. Para que seja efetiva, deve haver coordenação e compartilhamento de ações de gestão entre diversas áreas, como a educação, saúde e segurança pública”, ressalta a deputada, ao lembrar de importantes iniciativas nesse sentido, como o Programa Saúde na Escola.

“A audiência pode, além de trazer importantes informações aos parlamentares, estimular os atores a aperfeiçoar a gestão compartilhada”, defende Mariana.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexassandro Loyola)

Compartilhe:
15 abril, 2019 Destaque3 Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *