CPI aprova pedidos de informação sobre contratos internacionais do BNDES


A CPI que investiga os contratos internacionais do BNDES aprovou nesta terça-feira uma série de requerimentos que exigem o compartilhamento de informações fundamentais para a investigação. O presidente do colegiado, deputado Vanderlei Macris (SP) afirma que a comissão terá um significativo volume de dados que embasará o início dos trabalhos dos parlamentares.

“Um dia produtivo. Decidimos ainda os procedimentos da CPI, assim como o roteiro geral apresentado pelo relator. Estamos focados nesse trabalho de investigação que começa efetivamente a partir de agora”, afirmou. Macris.

Foram aprovados, entre outros, requerimentos que solicitam informações sobre contratos do BNDES com diversos países. Entre eles, empreendimentos realizados no Equador, Moçambique, Cuba e Argentina. Os parlamentares também decidiram realizar visita técnica à sede do banco e aprovaram pedido de auxílio nos trabalhos por parte do TCU, da CGU e da Polícia Federal.

Macris afirma que o próximo é aprovar requerimentos de convocação para dar início aos depoimentos na comissão. “Queremos convocar os ex-presidentes da instituição que estiveram no cargo no período em análise, assim como os ministros da Fazenda à época, que são Guido Mantega e Antonio Palocci”.

A comissão investiga supostas irregularidades relacionadas à concessão de empréstimos voltados à internacionalização de empresas brasileiras, entre os anos 2003 e 2015.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
2 abril, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *