Deputado Pedro Cunha Lima é eleito presidente da Comissão de Educação


 

O deputado Pedro Cunha Lima (PB) é o novo presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal. O tucano foi eleito nesta quarta-feira (13). Ao lado dele, foram eleitas as deputadas Rose Modesto (MS) e Alice Portugal (PCdoB-BA), como primeira e segunda vice-presidentes, respectivamente.

Professor, o parlamentar paraibano é defensor da educação como principal instrumento de transformação da realidade brasileira. “Quanto maior a desigualdade social de um país, maior a relevância da educação nesse processo de se buscar a justiça social. Então temos uma responsabilidade imensa e dedicarei o meu melhor apara construirmos, dentro da moderação e do equilíbrio, focando nos problemas existentes, como falta de vagas em creche, necessidade de valorização do professor e todos os outros imensos desafios que a educação brasileira tem”, afirmou.

Como sua principal bandeira, a primeira infância será prioridade no colegiado durante a presidência do tucano. “Acredito que existe um desprestígio muito grande no nosso país em relação a esse período tão importante da vida humana. Exercendo a função [de presidente] espero que a gente possa despertar para trazer essa nova mentalidade de país. Se o Brasil salvar uma geração, essa geração salva o Brasil. Esse é meu mantra e dedicarei o meu melhor para que conquistemos isso”, garantiu.

O tucano é Pedro é autor de proposta (PL 7643/2017) que institui programa que incentiva, por meio de isenções fiscais, pessoas físicas e empresas a custearem a matrícula, a manutenção e o fardamento de crianças carentes em creches particulares. É também de sua autoria o PL 7187/2017, que garante a criação de creche em cada um dos novos campi de Instituições Federais de Educação Superior que vierem a se instalar no país. Outra proposição do deputado (PEC 20/2015), institui o Magistério Público Nacional.

Membro da comissão desde 2015, Pedro propôs ainda a criação da subcomissão permanente para acompanhar as políticas públicas relacionadas à primeira infância na área educacional, que funciona desde 2017.

VALORIZAÇÃO
Assim como o deputado pela Paraíba, Rose Modesto pretende atuar no colegiado para priorizar questões como a valorização dos professores e o combate à evasão escolar. Também professora, a tucana é ex-vice-

Eduardo Barbosa, Mariana Carvalho, Nilson Pinto, Pedro Cunha Lima e Rose Modesto representam o PSDB na comissão.

governadora do Mato Grosso do Sul e tem a educação como principal bandeira de atuação política. A tucana está em seu primeiro mandato na Câmara.

“É uma honra muito grande compor essa comissão tão importante. Quando falamos de educação, falamos do futuro do nosso país. Falo, não como professora, mas porque sou resultado do que a educação fez na minha vida. Temos um ano de muito trabalho pela frente e com pautas importantes”, afirmou a deputada.

A parlamentar afirma que fará uma defesa enfática do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que pela lei, deverá ser revisto em 2020 pelo Congresso. “Temos que lutar por sua permanência, assim como por mais investimentos e mais valorização para os nossos profissionais. As discussões que faremos aqui serão muito importantes para fazermos a educação avançar no Brasil”, concluiu.

(Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 março, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *