Plenário conclui votação de destaques ao projeto do cadastro positivo
O plenário da Câmara concluiu a análise dos destaques ao projeto do cadastro positivo. O PLP 441/17 torna compulsória a entrada no cadastro positivo para todas as pessoas físicas e jurídicas, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados.
O deputado Rodrigo de Castro (MG) reforçou o apoio à proposta por permitir que o consumidor tenha mais opções, maior acesso ao crédito e juros mais baixos. “Não é possível que três ou quatro bancos dominem o sistema financeiro. Hoje eles detêm os dados e se comunicam quando querem”, disse.
Além das empresas em geral com as quais as pessoas fazem transações comerciais, também passarão a ser fontes de informações para o cadastro positivo as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Para o deputado Celso Sabino (PA), a medida vai facilitar o crédito e contribuir para fomentar o comércio.
“Com o cadastro positivo aquelas pessoas que têm uma certa pontualidade ou tem um histórico de bons pagamentos vai ter um acesso a créditos com taxa de juros muito mais baixas”, comemorou Eduardo Cury (SP). Segundo ele, as financeiras menores terão acesso ao banco de dados e ofertarão crédito barato aos bons pagadores, inclusive ajudando a quebrar o monopólio dos grandes bancos.
Samuel Moreira (SP) também comemorou a aprovação do texto. “Ao participar do cadastro positivo as pessoas poderão ter benefícios como taxa de juros menores e parcelamento maior. Por isso nós votamos a favor e concluímos essa votação de um projeto importante para o Brasil”, disse.
Com o fim da análise dos destaques, a matéria será enviada ao Senado para nova votação. Em seguida, a sessão foi encerrada.
(Com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta