Plenário conclui votação de destaques ao projeto do cadastro positivo


O plenário da Câmara concluiu a análise dos destaques ao projeto do cadastro positivo. O PLP 441/17 torna compulsória a entrada no cadastro positivo para todas as pessoas físicas e jurídicas, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados.

O deputado Rodrigo de Castro (MG) reforçou o apoio à proposta por permitir que o consumidor tenha mais opções, maior acesso ao crédito e juros mais baixos. “Não é possível que três ou quatro bancos dominem o sistema financeiro. Hoje eles detêm os dados e se comunicam quando querem”, disse.

Além das empresas em geral com as quais as pessoas fazem transações comerciais, também passarão a ser fontes de informações para o cadastro positivo as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Para o deputado Celso Sabino (PA), a medida vai facilitar o crédito e contribuir para fomentar o comércio.

“Com o cadastro positivo aquelas pessoas que têm uma certa pontualidade ou tem um histórico de bons pagamentos vai ter um acesso a créditos com taxa de juros muito mais baixas”, comemorou Eduardo Cury (SP).  Segundo ele, as financeiras menores terão acesso ao banco de dados e ofertarão crédito barato aos bons pagadores, inclusive ajudando a quebrar o monopólio dos grandes bancos.

Samuel Moreira (SP) também comemorou a aprovação do texto. “Ao participar do cadastro positivo as pessoas poderão ter benefícios como taxa de juros menores e parcelamento maior. Por isso nós votamos a favor e concluímos essa votação de um projeto importante para o Brasil”, disse.

Com o fim da análise dos destaques, a matéria será enviada ao Senado para nova votação. Em seguida, a sessão foi encerrada.

(Com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
20 fevereiro, 2019 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *