Desastre em Brumadinho: tucanos cobram investigação e punição dos responsáveis
O rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, precisa ser investigado, defenderam parlamentares do PSDB, que também cobraram a punição dos responsáveis. Tanto integrantes da atual bancada quanto os que exercerão o mandato a partir de fevereiro prestaram solidariedade aos feridos e às famílias afetadas pela tragédia ambiental.
O rompimento ocorreu no início da tarde desta sexta-feira e os rejeitos atingiram a área administrativa da Vale e a comunidade da Vila Ferteco. Há pelo menos 37 mortos e mais de 200 pessoas desaparecidas.
O deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara a partir de fevereiro, cobrou a investigação do caso. “Minha solidariedade aos feridos e às famílias afetadas com o desastre ocorrido hoje em Brumadinho! Mais uma triste tragédia que precisa ser investigada e concluída com a punição exemplar dos responsáveis”, declarou.
Além da punição aos culpados, o deputado Domingos Sávio (MG) afirma que é preciso exigir uma revisão completa da exploração mineral com o uso de barragens de rejeitos. Segundo ele, já existem técnicas que eliminam o uso desse tipo de barragens. “O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho é um terrível desastre ambiental, humanitário e social”, lamentou.
O mineiro Paulo Abi-Ackel (MG) relembrou o drama similar vivido na cidade de Mariana, em 2015. “Trata-se de uma repetição do drama vivido em Mariana. Os prejuízos econômicos, sociais e ambientais são enormes, mas nada se compara a dor das famílias vitimadas. Que sejam apuradas as causas e punidos os responsáveis.” O rompimento da barragem de Mariana causou o maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas.
“Punição exemplar aos envolvidos. Todo o meu apoio e solidariedade ao povo de Brumadinho (MG) e região. Estou em oração pelas famílias mineiras que perderam seus entes queridos”, acrescentou o deputado Ricardo Tripoli (SP). “Minha solidariedade as pessoas atingidas por esta tragédia ambiental em Brumadinho. Vamos orar pelo povo mineiro e suas famílias”, completou a deputada Geovania de Sá (SC).
Confira exemplos de manifestações de congressistas do PSDB e de parlamentares eleitos nas redes sociais:
Minha solidariedade aos feridos e às famílias afetadas com o desastre ocorrido hoje em Brumadinho! Mais uma triste tragédia que precisa ser investigada e concluída com a punição exemplar dos responsáveis! #TodosComBrumadinho
— Carlos Sampaio (@carlossampaio_) 25 de janeiro de 2019
Lamento profundamente a tragédia em Brumadinho. Trata-se de uma repetição do drama vivido em Mariana. Os prejuízos econômicos, sociais e ambientais são enormes, mas nada se compara a dor das famílias vitimadas. Que sejam apuradas as causas e punidos os responsáveis. #tragedia
— Paulo Abi-Ackel (@pauloabiackel) 25 de janeiro de 2019
A tragédia se repete. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho é um terrível desastre ambiental, humanitário e social.
— Domingos Sávio (@DomingosSavioMG) 26 de janeiro de 2019
Punição exemplar aos envolvidos. Todo o meu apoio e solidariedade ao povo de Brumadinho (MG) e região. Estou em oração pelas famílias mineiras que perderam seus entes queridos. ?#Luto pic.twitter.com/lxDJKpq20i
— Ricardo Tripoli (@ricardotripoli) 25 de janeiro de 2019
Minas chora as vítimas de Brumadinho e lamenta mais um acidente ambiental terrível. Quando como relator aumentei os royalties dos minérios uma das ideias centrais era fortalecer e melhorar o sistema de licenciamento e fiscalização. Toda a nossa solidariedade às famílias afetadas. pic.twitter.com/cf6wV8njOZ
— Marcus Pestana (@marcus_pestana) January 26, 2019
(Foto: G1 – Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Deixe uma resposta