Desastre em Brumadinho: tucanos cobram investigação e punição dos responsáveis


Rompimento provocou uma tragédia humana e ambiental em Minas.

O rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, precisa ser investigado, defenderam parlamentares  do PSDB, que também cobraram a punição dos responsáveis. Tanto integrantes da atual bancada quanto os que exercerão o mandato a partir de fevereiro prestaram solidariedade aos feridos e às famílias afetadas pela tragédia ambiental.

O rompimento ocorreu no início da tarde desta sexta-feira e os rejeitos atingiram a área administrativa da Vale e a comunidade da Vila Ferteco. Há pelo menos 37 mortos e mais de 200 pessoas desaparecidas.

O deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara a partir de fevereiro, cobrou a investigação do caso. “Minha solidariedade aos feridos e às famílias afetadas com o desastre ocorrido hoje em Brumadinho! Mais uma triste tragédia que precisa ser investigada e concluída com a punição exemplar dos responsáveis”, declarou.

Além da punição aos culpados, o deputado Domingos Sávio (MG) afirma que é preciso exigir uma revisão completa da exploração mineral com o uso de barragens de rejeitos. Segundo ele, já existem técnicas que eliminam o uso desse tipo de barragens. “O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho é um terrível desastre ambiental, humanitário e social”, lamentou.

O mineiro Paulo Abi-Ackel (MG) relembrou o drama similar vivido na cidade de Mariana, em 2015. “Trata-se de uma repetição do drama vivido em Mariana. Os prejuízos econômicos, sociais e ambientais são enormes, mas nada se compara a dor das famílias vitimadas. Que sejam apuradas as causas e punidos os responsáveis.” O rompimento da barragem de Mariana causou o maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas.

“Punição exemplar aos envolvidos. Todo o meu apoio e solidariedade ao povo de Brumadinho (MG) e região. Estou em oração pelas famílias mineiras que perderam seus entes queridos”, acrescentou o deputado Ricardo Tripoli (SP). “Minha solidariedade as pessoas atingidas por esta tragédia ambiental em Brumadinho. Vamos orar pelo povo mineiro e suas famílias”, completou a deputada Geovania de Sá (SC).

Confira exemplos de manifestações de congressistas do PSDB e de parlamentares eleitos nas redes sociais:

 

(Foto: G1 – Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Compartilhe:
25 janeiro, 2019 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *