Nilson Pinto destaca contribuição da Comissão de Relações Exteriores para novo governo


Deputado Nilson Pinto ao presidir a reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores em 12/12.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PA), considerou positivo o trabalho desenvolvido pelo colegiado em 2018, embora este tenha sido um ano atípico por causa das eleições gerais. No balanço feito na quarta-feira (12), destacou a contribuição da Credn para a construção do novo governo.

Conforme ressaltou, dois grandes seminários subsidiaram a cooperação – o mais recente, realizado em novembro, discutiu os desafios com os quais o Brasil terá de lidar, a partir de 1º de janeiro, com a inauguração do novo governo e novo Congresso. O tema central deste seminário foi “a política externa, a defesa e a inteligência na projeção internacional do Brasil”.

“O resultado compilado será entregue ao presidente eleito e sua equipe”, afirmou Nilson Pinto. Outro seminário trouxe especialistas para debater os 40 anos do Tratado de Cooperação Amazônica.  Ao final, o parlamentar paraense destacou a necessidade de seguir o cominho do fortalecimento deste acordo. “Temos que seguir no caminho do fortalecimento dessa organização e das demais entidades de cooperação pan–amazônica” reiterou. Para ele, só a união favorecerá alcançar o objetivo do desenvolvimento humano dos povos da região com responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

O tratado foi assinado em 3 de julho de 1978 por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar da população da região amazônica, bem como a soberania desses países em seus territórios.

Nilson Pinto disse ainda que outro ponto positivo  oi o grande aprendizado alcançado por todos e a ocorrência de uma interação cada vez mais crescente e próxima do público com a Comissão. Ele ressaltou que as redes sociais e canais de interação com a  sociedade se mantiveram ativos durante todo o ano, recebendo sugestões, críticas e elogios e obtendo retorno dos trabalhos.

Para o tucano, foi uma experiência exitosa ministrar palestras sobre o papel desempenhado pela CREDN no Parlamento Brasileiro e o reflexo para as Forças Armadas a oficiais superiores, alunos da Escola Superior de Guerra e Escola do Comando e Estado Maior do Exército.

No contexto da diplomacia parlamentar, a Comissão recebeu 27  embaixadores e duas visitas de grupos parlamentares estrangeiros e ainda grupos parlamentares de amizade. Nilson Pinto destacou o volume de trabalho entre requerimentos analisados, projetos de lei, emendas, reuniões de audiência pública, ouvindo ministros de Estado, oficiais generais das Forças Armadas, gestores públicos, renomados especialistas, embaixadores e pesquisadores acadêmicos.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 dezembro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *