Emocionado, Hauly destaca atuação em favor do Brasil durante sua longa vida parlamentar


Deputados cumprimentam Hauly após o pronunciamento.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) rememorou 28 anos de atuação no Parlamento representando a população do Paraná e mais especificamente da região de Londrina, no norte do estado. Em discurso na tribuna da Câmara, ele destacou a contribuição de seu trabalho pelo crescimento do Brasil e do seu estado, buscando o desenvolvimento industrial e políticas em prol de um Paraná competitivo, projeto criado quando exerceu a função de secretário da Fazenda, por duas vezes.

Ao se despedir do Legislativo, ele disse que deixa como legado para o novo parlamento um projeto completo de reforma tributária, aprovado por unanimidade em comissão especial. “Defendo que este País continue passando por uma reforma profunda. Sem as reformas, não atingiremos o padrão necessário de desenvolvimento econômico”, afirmou, reiterando a necessidade de trabalhar sob a perspectiva de valorização do Parlamento, sem ficar subjugado aos outros poderes.

Ao destacar o longo tempo dedicado ao Legislativo, ele reiterou o objetivo de edificar, honrar o Parlamento brasileiro e o povo brasileiro os quais representa. “Represento os interesses do desenvolvimento do nosso País para que se erradique a pobreza, a miséria, a violência, defendendo a vida, os valores da democracia, como parlamentarista que sou, e a favor do voto distrital puro”, afirmou.  

Eleito deputado federal para o primeiro mandato pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), enfrentou logo no início o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, ao lado de Eduardo Jorge, que deu início ao processo.  Com a saída de Collor de Mello, assume Itamar Franco e o novo desafio que se apresentou foi a recessão econômica. 

Desde então, a preocupação do parlamentar paranaense foi a de fortalecer a economia do país e buscar alternativas para promover o desenvolvimento, a exemplo das questões tributária, financeira, econômica, educacional, da saúde. “Muitos desses projetos foram aprovados e outros continuam em tramitação, como este que ontem aprovamos na Comissão Especial da Reforma Tributária”, afirmou.

Ele destaca a contribuição na construção da Lei do ICMS, da Lei das SA´s, da Lei do Simples, do Supersimples, de ser autor de muitas leis, do COMPREV, que criou o sistema de compensação do INSS com os Municípios e com os Estados. Hauly destacou ainda a autoria da primeira lei de transparência de contas públicas do Brasil, administrada pelo Tribunal de Contas da União, http://www.contaspublicas.gov.br.

O deputado Hauly lembrou ainda ter colaborado pelo segmento do cooperativismo, da média e micro empresa e também do pequeno empreendedor, sendo considerado “pai da microempresa”. Ele lembrou ainda das lutas em favor da agricultura, a pecuária, a suinocultura e a avicultura brasileira.

No esporte, ajudou na construção do Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais. Relatou a Lei de Incentivo ao Esporte, participou da Lei Zico, da Lei Pelé e da renovação da lei de incentivo à infância e à adolescência.

Ao longo das duas últimas décadas exerceu o cargo vice-líder do PSDB, antes tendo ocupado a liderança dos governos de Itamar e Fernando Henrique Cardoso. Ao longo de sua vida pública foi prefeito de Cambé (PR) e sempre esteve ligado aos municípios da grande Londrina. Foram oito eleições consecutivas para o Parlamento, tendo vencido sete e perdido esta última. Disputou quatro eleições em Londrina, de dois segundos turnos, e de um inédito terceiro turno.

O tucano destaca ainda a atuação na presidência de comissões – de  Finanças e Tributação e na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Destaque ainda para a participação na construção do Parlamento das Américas. “Tive a honra de presidir o Parlamento das Américas por 4 anos, eleito que fui na Colômbia, e reeleito em Ottawa, no Canadá”, disse ele, convivendo com os problemas dos 35 parlamentos das Américas. Também presidiu por muitos anos grupos de amizade Brasil/Estados Unidos.

Católico praticante e coerente com sua crença, atuou para criar o Movimento Político pela Unidade, um braço dos Focolares, e participou da Frente Parlamentar Católica. Saudoso, relembra que, no governo FHC, as missas eram realizadas na residência oficial do Vice-Presidente Marco Maciel, sendo transferidas para o prédio da CNBB.

Ao final, foi aplaudido e cumprimentado por parlamentares de vários partidos. 

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 dezembro, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *