C&T aprova sugestão de Cury sobre associação do Brasil a laboratório europeu de tecnologia


Cury aponta vantagens da eventual adesão por parte do Brasil.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta terça-feira (11) indicação do deputado Eduardo Cury (SP) ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações relativa à adesão do Brasil como Estado Membro Associado do laboratório europeu CERN, localizado em Genebra, na Suíça.

Segundo o parlamentar, essa adesão fomentará a economia. Ele explica que as despesas do laboratório são pagas pelos Estados membros, mas que esse valor é revestido em compra de tecnologia de ponta produzida pelo laboratório. Além disso, a organização somente poderá adquirir matérias primas dos países associados, o que gera uma proteção do capital investido por cada país.

 “Para indústrias não europeias, em especial para a indústria brasileira, trabalhar com o CERN pode ser um meio de ganhar uma forte presença no mercado europeu”, escreveu.

O tucano diz que a adesão ao CERN pelo Brasil, como Estado Membro Associado, tem potencial para gerar ganhos em atividade comercial da indústria nacional, transferência de conhecimento e tecnologia, além do incremento na formação de cientistas, engenheiros e pesquisadores brasileiros.

Cury informa que o objetivo original da criação do laboratório era a promoção e colaboração entre os países membros na área de investigação fundamental no domínio da Física de Altas Energias. Hoje, o CERN tem gerado sólidos impactos para seus Estados Membros e Associados nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de incremento para as atividades comerciais das indústrias nacionais.

(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 dezembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *