Câmara entrega prêmio Brasil Mais Inclusão em sessão nesta quarta


Eduardo Barbosa é vice-presidente da comissão e Mariana Carvalho é a segunda secretária da Casa.

Os dez vencedores do prêmio Brasil Mais Inclusão 2018 – cinco instituições e cinco personalidades – vão receber a honraria nesta quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados. Eles foram escolhidos entre 70 indicações de deputados e da sociedade civil durante reunião na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida pela deputada Mara Gabrilli (SP). A escolha é feita por um conselho deliberativo, composto por integrantes da Mesa Diretora, da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e representantes dos partidos políticos.

De acordo com a segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Mariana Carvalho (RO), responsável por organizar a premiação, a importância do Prêmio Brasil Mais Inclusão está na motivação para que mais empresas e pessoas trabalhem em prol da inclusão. “Que mais empresas possam ser estimuladas a transformar a inclusão em algo do nosso dia a dia, e que o Brasil seja um país inclusivo”, disse ela durante a eleição dos agraciados de 2018.

A premiação presta homenagem a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs e OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência, ou sejam exemplos de vida e superação. O prêmio será entregue em sessão solene no plenário da Câmara às 9h05.

Na categoria Mérito João Ribas, a premiação é dedicada a empresas, organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos. Este ano serão homenageados:

–  a Associação Casa Família Rosetta, de Rondônia;
– a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apaes) de Pará de Minas, de Minas Gerais;
– a Associação de Pais, Amigos dos Autistas do Amapá;
– a Federação Estadual das Apaes (Feapaes), de Tocantins; e
– a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte.

Desde 2017, a categoria que inclui Personalidades e Entes Federados passou a ser chamada de categoria “Mérito Darci Barbosa”, em homenagem a Darci Fioravante Barros Barbosa, defensora dos direitos das pessoas com deficiência, que morreu em um acidente de carro. Ela era esposa do deputado Eduardo Barbosa (MG). Nesta categoria serão homenageados:

– Ana Lúcia de Oliveira, de Minas Gerais; 
– Célia Leão, de São Paulo; 
– Débora Araujo Seabra de Moura, do Rio Grande do Norte; 
– Joel Lídio Faustino, de Mato Grosso do Sul; e 
– Maria Helena de Oliveira Lima, do Piauí.

(Com informações da Agência Câmara/ Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
4 dezembro, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *