Em evento do Estágio-Visita, Mariana estimula jovens a participar da política


A jovem deputada é Segunda Secretária da Mesa Diretora da Câmara

À frente da Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados, a deputada Mariana Carvalho (RO) destacou a importância de maior participação de jovens e mulheres na política, principalmente na disputa por cargos eletivos. A tucana participou na quarta-feira (22) de debate com deputados e 23 estudantes de vários estados brasileiros que participam do programa Estágio-Visita de Curta Duração.

O encontro teve a participação de 15 parlamentares de diferentes partidos, que responderam perguntas de universitários sobre mobilização popular, escola sem partido, preconceito de gênero, produção de alimentos com ou sem agrotóxicos e sustentabilidade.

A conversa com os parlamentares faz parte da programação focada no protagonismo do estudante. Durante uma semana, eles são incentivados a aguçar a curiosidade, buscar novos conhecimentos e entender a dinâmica e pluralismo de ideias que favorecem o debate no plenário e comissões temáticas. “Que vocês aproveitem a semana conhecendo o dia a dia do Parlamento, conversando com deputados e saiam daqui incentivados a se tornarem políticos – futuros deputados, senadores, vereadores, governadores”, afirmou.

Questionada sobre sua experiência na vida pública, Mariana relatou a decisão de votar aos 16 anos e a frustração ao perceber o desinteresse dos colegas. “Passei a ministrar palestras para os colegas e hoje estou aqui. Presidente do PSDB de Rondônia, primeira mulher a comandar a Segunda Secretaria da Câmara, reeleita para o segundo mandato”.

Ela fez o apelo para que os estudantes não se limitem à visão distorcida dos políticos. “Aqui temos muitas pessoas comprometidas, sérias, preocupadas com o futuro do Brasil”, afirmou. Mariana é médica, com especialização em cardiologia e bacharel em direito. “Mantenham a garra. Qualquer um pode chegar aonde quiser e que não seja só na política, mas na vida pessoas, no sonho de vocês”, recomendou, dando como tarefa da semana “transformar os dias vividos na Câmara em dias incríveis”.

Ao responder sobre o tema escola sem partido, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) defendeu escola em tempo integral e incentivo a professores e alunos. “É o que está faltando. A dicotomia esquerda/direita não resolve nada”, afirmou. Segundo ele, o mais importante é saber conduzir a economia do país, ter consciência, responsabilidade fiscal e amor à pátria.

Ele lembrou o conceito francês de liberdade, igualdade e fraternidade. “Esquecemos a fraternidade e sem ela nenhuma nação tem como prosperar”. Se dizendo reformista, reiterou a importância da aprovação da PEC que trata da reforma tributária, da qual é relator. “É a peça mais séria para ser votada, mas uns olham com desprezo, outros com ceticismo”, afirmou.

O parlamentar encerrou sua participação destacando a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) desde 1981 a 2016. Segundo ele, o Brasil está há 37 anos à deriva. Só nos últimos cinco anos regrediu no PIB, enquanto o mundo cresceu 16%. Resultado: o país perdeu 22% do PIB. “Perdemos 22% da renda de seus pais, de emprego, arrecadação”, lamentou.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O programa é chancelado pela Segunda Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A inscrição ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

A próxima edição será realizada de 3 a 7 de dezembro, mas as inscrições já estão encerradas. Para mais detalhes, acesse AQUI.

CONFIRA TRECHO DA FALA DA DEPUTADA:

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 novembro, 2018 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *