Dia da Bandeira celebra um dos maiores símbolos do país, destacam tucanos


Deputados do PSDB destacaram a passagem do Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro. A atual bandeira brasileira foi adotada quatro dias após a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

O deputado Célio Silveira (GO) destacou a frase que marca a bandeira. “Comemoramos hoje o dia da Bandeira, um dos maiores símbolos do nosso país. Que o lema “Ordem e Progresso”, estampado em nossa bandeira, seja efetivamente concretizado”, afirmou nas redes sociais.

Reforçando o patriotismo, o deputado Geraldo Resende (MS) exaltou a data. “Nosso maior símbolo de democracia! Que no dia de hoje possamos renovar o amor que temos à nossa pátria, nossa terra! Viva nosso Brasil”, disse.

O deputado Silvio Torres (SP) também felicitou os brasileiros pela data. “Que a ordem e o progresso sejam de fato o lema do nosso pavilhão. Que tenhamos orgulho de nossa bandeira”, registrou.

O deputado Lobbe Neto (SP) escreveu esperançoso: “Símbolo de nossas maiores riquezas e a promessa de um país melhor”.

Recitando trecho do hino nacional, o deputado Vitor Lippi (SP) também saudou a data. “Um dia especial que data da criação da nossa atual bandeira, em 1889, 4 dias após a proclamação da República. É a nossa representatividade da “pátria amada, Brasil”! Que nosso patriotismo seja motivo de orgulho! Estamos esperançosos e confiantes! Ordem e progresso para todos nós, brasileiros”, escreveu.

SIGNIFICADO
O novo símbolo nacional foi criado com o objetivo de representar as tradições do Brasil e a herança portuguesa. As cores escolhidas – verde, amarelo, azul e branco – já estavam em oito das 11 diferentes flâmulas usadas no país desde a colonização.

Segundo pesquisadores, o verde remeteria ao mar e seria uma alusão aos ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude espontânea de alegria. O amarelo representaria as riquezas minerais do Brasil e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro, e seria ainda uma alusão ao sol. O azul, além de ser a cor celeste, seria uma homenagem a Nossa Senhora. Já o branco traduziria os desejos de paz.

A Lei 5700/71 regulamenta a forma e uso da bandeira, e determina que ela deve estar permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

(Cristiane Noberto com informações da Agência Câmara/ Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Compartilhe:
19 novembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *