No Dia Nacional do Trânsito, Rocha destaca desafios da mobilidade urbana no país


Ampliação do transporte coletivo é uma das medidas necessárias ao país, avalia.

Garantir um ambiente seguro e adequado em um espaço urbano com demandas crescentes é um dos maiores desafios da atualidade. Comemorado nesta terça-feira (25), o Dia Nacional do Trânsito chama atenção para os problemas recorrentes de mobilidade urbana e estimula a reflexão sobre a importância da educação no trânsito e da conscientização da responsabilidade de todos para um bom convívio entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

As dificuldades de deslocamento, antes exclusividade dos grandes centros urbanos, começam a se tornar rotina também nas cidades menores. Atraso na ampliação do sistema viário, ferroviário e hidroviário e a falta de políticas públicas que incentivem o uso de transportes coletivos e mesmo alternativos, como a bicicleta, prejudicam o dia-a-dia da população de todo o país.

Na avaliação do deputado Rocha (AC), um dos maiores desafios enfrentados hoje pelos brasileiros é a falta de transporte público de qualidade. Para o tucano, é necessário que a União participe do planejamento da execução para a melhoria da qualidade de vida a população.

“Ao contrário de outros países em que a grande maioria da população utiliza o transporte público, no Brasil esse número ainda pode aumentar muito. O transporte, infelizmente, ainda não atende a todos e não tem a qualidade que deveria ter”, afirmou. 

Segundo Rocha, os grandes centros urbanos são os locais que mais sofrem com o problema, já que a população depende do transporte para se locomover diariamente. O parlamentar reiterou a importância de ampliar a frota de trens, metrôs e ônibus nas cidades de todo o país.

“Com isso, vamos diminuir a quantidade de veículos que circulam nas nossas vias. Temos índices gigantescos de engarrafamentos, congestionamentos que poderiam ser evitados se o brasileiro tivesse um transporte público de qualidade e confiável”, ressaltou.

(Da Agência PSDB, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 setembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *