Municipalismo e cidadania, por Giuseppe Vecci


É no município que o cidadão exerce suas atividades cotidianas e se identifica como membro da coletividade. Ele recolhe impostos, trabalha e interage com as mais diversas entidades da sociedade civil. Conhece como ninguém as principais demandas da população local, sobretudo em matéria de serviços públicos. Dar vez e voz aos munícipes é um exercício claro de cidadania.

O ato de identificar o cidadão com a esfera social deve ser preservado por aqueles que estão à frente dos municípios: os prefeitos e vereadores. É preciso, portanto, apontar uma direção, mostrar um rumo a seus dirigidos. Os pleitos dos cidadãos fazem parte de demandas comuns a todo o país: saúde e educação de qualidade, segurança e mobilidade urbana, por exemplo. Cabe ao homem público trabalhar com os agentes locais, incentivar parcerias entre a iniciativa privada e o poder público, sem perder de vista, contudo, a identidade e as características próprias do seu município. É certo que em cada núcleo urbano há carências específicas a serem superadas, ora o Executivo local pode resolvê-las rapidamente sem as amarras da burocracia, ora os empresários têm a expertise para atuar em determinadas ações, como projetos em infraestrutura.

É importante salientar que as cidades assumem papel fundamental na vida do cidadão porque nestes espaços desenvolvem-se relações humanas com vistas ao progresso individual e coletivo. Já no contexto político, o fenômeno do municipalismo, ao reunir prefeitos e vereadores na mesma orbe, aponta para um único objetivo: potencializar o fortalecimento do papel dos governos locais no federalismo brasileiro. Há grandes desafios em setores como saúde, educação e segurança pública que afetam diretamente o dia a dia das pessoas. Acredito que o federalismo brasileiro deveria repensar sua forma de atuação no enfrentamento destes problemas ao privilegiar suas bases locais, oferecendo-lhes protagonismo sob pena de continuarmos assistindo o esgarçamento do tecido social.
 
(*) Giuseppe Vecci é economista, empresário e deputado federal pelo PSDB-GO. (foto: Alexssandro Loyola)
Compartilhe:
31 agosto, 2018 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *