Tucanos manifestam pesar pelo falecimento de Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment


Sampaio relembrou o momento em que o grupo responsável pelo pedido de impeachment finalizava o documento.

Deputados do PSDB manifestaram pesar pelo falecimento do jurista Hélio Bicudo nesta terça-feira (31). Fundador do PT e um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, Bicudo morreu aos 96 anos em São Paulo. Ele atuou como deputado federal por dois mandatos e foi vice-prefeito de São Paulo.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), destacou a atuação de Bicudo como político e ativista dos direitos humanos. Em nota de pesar, o tucano prestou solidariedade aos familiares e amigos do jurista.

Pesaro recordou o papel de Bicudo no processo de impeachment.

Bicudo teve participação crucial em um dos mais importantes acontecimentos da política recente: o impeachment de Dilma, em 2016. “Essa foi mais uma demonstração da sua retidão e lealdade aos princípios que defendia e que percebeu, naquele momento, que estavam sendo desrespeitados, prejudicando o país”, afirma Nilson Leitão.

Em dezembro de 2015, o pedido assinado por Hélio Bicudo, Miguei Reale Júnior e Janaína Paschoal foi acolhido pela Câmara, dando início ao processo que culminou no fim do governo Dilma. Bicudo defendia que a ex-presidente fosse responsabilizada pelas pedaladas fiscais e por fraudes na Petrobras.

O deputado Carlos Sampaio (SP) postou nas redes sociais foto relembrando o momento em que o grupo finalizava o pedido de impeachment. “É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do Dr. Hélio Bicudo, aos 96 anos. Renomado jurista, Dr. Bicudo foi um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff”, disse. “Meus sentimentos à família! Descanse em paz, prezado amigo!”, disse o ex-líder do PSDB.  

O deputado Floriano Pesaro (SP) também publicou uma recordação em homenagem ao jurista. “Morreu hoje o ativista de direitos humanos, um dos maiores juristas e políticos do Brasil, Hélio Bicudo, aos 96 anos. Ficou conhecido por condenar integrantes do Esquadrão da Morte, uma organização paramilitar que agia em São Paulo nos anos 70, época em que era promotor. Posteriormente, o jurista atuou como procurador de Justiça do Estado de São Paulo. Mais recentemente, teve atuação decisiva ao ser um dos autores do pedido de impeachment da ex presidente, Dilma Rousseff.”

“Teve a coragem de ser o grande patrono do impeachment de Dilma, no momento em que o país mergulhava na anarquia fiscal, na sua maior recessão e a sociedade assistia indignada as revelações da Lava Jato”, escreveu o deputado Marcus Pestana (MG) nesta quarta-feira.

Confira abaixo a íntegra da nota de pesar assinada pelo líder do PSDB na Câmara:

“Recebemos, com profundo pesar, a notícia do falecimento do jurista Hélio Bicudo.

Político e ativista dos direitos humanos, foi um dos fundadores do PT e, a despeito disso, também foi um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Essa foi mais uma demonstração da sua retidão e lealdade aos princípios que defendia e que percebeu, naquele momento, que estavam sendo desrespeitados, prejudicando o país. Por isso, resolveu dar início a um dos mais importantes acontecimentos da política recente.

Nossa solidariedade e orações aos familiares e amigos.

Nilson Leitão, líder do PSDB na Câmara”

(Da redação com informações da Agência Brasil)

Compartilhe:
31 julho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *