“O Brasil vem errando há mais de meio século”, diz Domingos Sávio sobre ferrovias


O deputado tucano preside a Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

Em maio, o Brasil experimentou o caos com a greve de mais de uma semana dos caminhoneiros. O bloqueio das estradas como protesto pelos reajustes no preço dos combustíveis parou o país e abalou a economia nacional. A crise mostrou o quanto o Brasil é dependente do setor rodoviário. Presidente da Comissão de Viação e Transportes, o deputado Domingos Sávio (MG) critica o sistema modal de transporte do país. Para o parlamentar tucano, faltam investimentos no setor ferroviário, um transporte mais barato, seguro e sustentável.

Leia também: Renovação de concessões de ferrovias deve assegurar investimentos e corrigir equívocos, diz Domingos Sávio

“O Brasil vem errando há mais de meio século. A malha ferroviária foi construída no século passado e há 30 anos essa malha vem diminuindo. E não há investimentos novos significativos. A não ser a Norte-Sul, que está inacabada, mas não há investimento nem na preservação da malha existente. Embora concessão tenha melhorado em alguns aspectos, ela foi feita ainda no período do presidente Fernando Henrique e deixou muito a desejar no que diz respeito a novos investimentos”, alertou.

O resultado das concessões concedidas hoje, avaliou o parlamentar, foi a desativação de inúmeros ramais pelo Brasil afora, que cumpriam importantes funções sociais, e acabaram deixando grandes contingentes populacionais desassistidos pelos trilhos que realizaram grande parte da transformação urbana no interior do nosso País.

Na semana passada, o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou a inclusão de mais cinco projetos no plano de concessões do governo. Entre eles, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferroanel de São Paulo. Domingos Sávio defende que as concessões sejam permitidas, apenas se as contrapartidas, como a garantia de investimentos, estiverem bem claras.

“Nós só podemos permitir a renovação das concessões garantindo investimentos, melhorar a oferta de transporte de carga e passageiros. E também para solucionar grandes gargalos, grandes conflitos fazendo a transposição da malha ferroviária para anéis ferroviário, como há a necessidade de se fazer em Belo Horizonte, em várias cidades do interior de Minas, como Divinópolis e Juiz de Fora. Para isso, nós estamos  solicitando várias audiências públicas com a ANTT que se realizaram aqui em Minas Gerais. Mas isso deve ocorrer também em outros estados da federação”, ressaltou.

Domingos Sávio afirma que a maior parte da capilaridade da malha ferroviária brasileira está distribuída ao longo da borda continental do Brasil ou próxima a ela, devido ao necessário acesso aos portos marítimos. O deputado tucano acredita que essa proximidade pode ajudar a diminuir os custos com o frete, mas ainda defende a ampliação da malha ferroviária em todo o território brasileiro, em especial, em regiões de maior escoamento de produtos.

(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *