Comissão promove debate sobre Dia Nacional da Caprinocultura


Deputado ressalta que os caprinos fazem parte da cultura tradicional nordestina.

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) para a realização de audiência pública sobre a instituição do dia 22 de agosto como o Dia Nacional da Caprinocultura. Outro ponto do debate será a importância dessa atividade para a região Nordeste.

Tendo em vista que os caprinos fazem parte da cultura tradicional nordestina, o parlamentar pede que o debate seja feito em torno das potenciais fontes econômicas do setor. Capazes de sobreviver a grandes períodos de seca, as cabras são cruciais para a alimentação dos sertanejos, confecção de vestuário e fomento das economias regionais.

Segundo Gomes de Matos, é possível encontrar criações de bodes e cabras na Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, e outros estados com o bioma caatinga. A sugestão da data 22 de agosto se dá em virtude da data de criação da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos, em 1975.

Serão convidados para a audiência o Presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Ceará (ACOCECE), André Luiz de Medeiros; representante da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) Arlindo Ivo da Costa; o Presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Pedro Martins; e um representante designado da Embrapa.

(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 junho, 2018 Noticia1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *