Decisão do STF de soltar José Dirceu é vergonhosa, lamenta Vanderlei Macris
O deputado Vanderlei Macris (SP) usou as redes sociais para criticar a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de soltar o ex-ministro José Dirceu. Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da liberdade do petista.
Dirceu foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O petista estava preso na Papuda, em Brasília, mas foi para casa nesta quarta-feira (29).
Segundo Macris, a decisão do Supremo é uma vergonha para a sociedade brasileira. Ele disse que a segunda turma se aproveitou da distração dos brasileiros com a Copa do Mundo. “Essa decisão soltando José Dirceu é uma vergonha. Estou indignado. Será que não é uma preparação para soltar Lula?”, questionou.
O único ministro da Segunda Turma a votar contra a soltura de Dirceu foi Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. A decisão contraria a própria jurisprudência do STF, que permite a execução provisória da pena após condenação em segunda instância. Os ministros também invalidaram as provas colhidas no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) em junho de 2016.
(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta