Deputados celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil


Tucanos lembram que em 1908 o navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses.

Os deputados Vitor Lippi (SP), Geraldo Resende (MS) e João Paulo Papa (SP) celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assina o contrato de doação do imóvel onde está a sede da Associação Japonesa, em Santos-SP. O ato acontecerá às 17h na sede.

O deputado João Paulo Papa articulou a determinação da lei aprovada pelo Congresso desde 2016, que doa sem encargos o imóvel da sede à associação japonesa. Acolhendo a solicitação da comunidade japonesa, Papa recolheu a assinatura de outros parlamentares e apresentou um requerimento solicitando a análise da proposta. Ele relata que buscou apoio de todas as entidades e pessoas envolvidas, como o embaixador do Japão, o cônsul-geral do Japão em São Paulo e lideranças nipônicas de Santos.

O texto teve aprovação unânime e a sanção presidencial ocorreu em dezembro de 2016, mesmo ano em que a proposta foi apresentada. “A assinatura do contrato de doação conclui um ato de reparação histórica após 70 anos, que faz justiça com o povo japonês e seus descendentes, que contribuíram muito com a construção e o desenvolvimento do País”, disse o deputado pela assessoria.

Já o deputado Geraldo Resende comemorou a data em suas redes sociais, parabenizando a comunidade. O tucano homenageou membros da sociedade nipônica de Dourados-MS, como forma de expressar a gratidão aos imigrantes japoneses que tanto contribuem para o desenvolvimento do Brasil. “A comunidade japonesa no Brasil enriquece nossa cultura”, escreveu.

O parlamentar Vitor Lippi lembra de um momento de sua gestão na prefeitura de Sorocaba-SP quando construiu junto à comunidade japonesa local o parque Kasato Maru, homenageando o centenário da chegada dos imigrantes. O nome é em homenagem ao navio que trouxe os japoneses em 1908.

Ele conta que recentemente esteve visitando o Japão junto a outros parlamentares, por convite do governo japonês. Lippi observou que o encontro teve como finalidade a troca de informações sobre benefícios entre os países. “O Japão é o segundo país que mais compra comida no mundo, tendo em vista que não possui grandes áreas para cultivos. Já o Brasil é um país que produz muitos alimentos e tem muita exportação”, disse.

O evento

A cerimônia de assinatura do contrato de doação do imóvel da Associação Japonesa de Santos ocorrerá nesta segunda, na sede da associação, a partir da 17h. Estarão presentes o deputado João Paulo Papa; o secretário Nacional do Patrimônio da União, Sidrack Correia; o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Robson Tuma; a presidente da Associação, Marise Hasumoto e demais autoridades.

(Cristiane Noberto)

Compartilhe:
18 junho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *