PSDB apresentará sugestões para reduzir gastos públicos, diz líder


Nilson Leitão comandou reunião da bancada para debater o tema.

O PSDB vai apresentar sugestões de medidas que reduzam os gastos públicos e o peso do Estado sobre os brasileiros. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo líder do partido na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), em discurso no Plenário Ulysses Guimarães. O objetivo é cortar gastos, reduzir estruturas dispendiosas e permitir que haja mais recursos para investimentos em áreas essenciais do país.

“O que buscamos é uma forma de redução da máquina pública. Em todas as crises, o Brasil só falou em aumentar a carga tributária. O Estado brasileiro é hoje como um saco de tijolos que os brasileiros carregam nas costas, tornou-se um peso enorme para o cidadão e o setor produtivo. Ninguém aguenta mais”, afirmou o tucano, que comandou nesta tarde uma reunião da bancada para debater este tema.

Conforme ressaltou, apesar de ter uma das mais altas cargas tributárias do mundo, boa parte dos impostos pagos pelos brasileiros é gasta para manter a máquina pública. Dessa forma, quase não sobra para investir em infraestrutura, educação, saúde, segurança ou reduzir o preço dos combustíveis, como foi levantado durante a greve dos caminhoneiros nas últimas semanas. Na avaliação do deputado, os brasileiros se tornaram praticamente escravos do Estado, pois trabalham para pagar a conta do seu funcionamento e não recebem quase nada em troca.

Para reduzir o peso dos impostos, Leitão defende uma reforma tributária ampla e simplificadora aliada a cortes em todos os poderes. O PSDB também se debruça sobre a proposta de reforma do sistema tributário, que é relatada na Câmara pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR).

Play

O tucano defende cortes de estruturas desnecessárias nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos federal, estadual e municipal. “União, governos de estados, prefeituras, Câmara, assembleias, câmaras municipais, STF e demais instâncias da Justiça. Todos devem dar o exemplo, a começar por essa Casa”, defendeu.

ESTUDOS EM ANDAMENTO

De acordo com o líder, o partido tem realizado estudos detalhados para identificar onde cortar, como cortar e quais benefícios esses cortes de gastos vão gerar para o país. Entre esses estudos, Nilson Leitão cita levantamentos sobre a possibilidade de reduzir o número de deputados, proposta defendida por ele. “Precisamos ver a consequência dessas despesas reduzidas sem afetar a representatividade e a prestação de serviços”.

O parlamentar considera o momento oportuno para a redução de verbas de representação, verbas indenizatórias, carros oficiais, apartamentos funcionais e tantos outros benefícios concedidos a parlamentares, magistrados e outros servidores públicos.

Em discurso, o parlamentar ainda criticou os super salários do funcionalismo público e defendeu que proposta com o intuito de impedir regalias seja apreciada pelo Congresso o quanto antes. “Não há outra saída, se não cortar na carne”, disse. “Representamos 0,28% do Orçamento nacional, mas é possível reduzir o que há de privilégios para cobramos dos outros poderes. Essa Casa pode dar exemplo, pois é a única que aprova leis. Mas lembrando que somos os menores. Aqueles que pesam e não aparecem precisam ser mostrados”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que somente o governo federal desembolsou quase R$ 2 bilhões no último ano com alugueis. Além disso, reforçou o tucano, algumas estruturas mantidas com dinheiro público têm servido apenas para abrigar apadrinhados políticos. “Algumas delas precisam ser reduzidas para sobrar dinheiro para investimentos nesse país”, reforçou o tucano, ao ressaltar o partido pretende apresentar propostas de enxugamento da máquina pública já na próxima semana.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 junho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *