Movimento dos caminhoneiros despertou país para necessidade de reforma tributária, diz Hauly


Hauly nesta segunda-feira no Plenário da Câmara; proposta de reforma tributária liderada por ele deve avançar nos próximos dias.

“O movimento dos caminhoneiros despertou o país para a necessidade de se acabar com este manicômio tributário que mata empresas, empregos e prejudica todos brasileiros. Com a reforma, vamos virar esse jogo. ” Foi o que afirmou nesta segunda-feira (28) o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), relator da proposta em debate na Câmara. Segundo ele, a proposta está pronta para votação na comissão especial. 

 “O Brasil precisa fazer a reforma tributária e  a greve dos motoristas de caminhão funcionou para mostrar que chegamos ao fundo do poço e, com isso, deu o start para a execução dessa proposta”, disse ele ao se referir a convite feito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que organize uma equipe de tributaristas renomados para fazer uma nova avaliação sobre o tema.  

Segundo publicou a coluna “Painel” da “Folha de S. Paulo” hoje, a ideia seria fechar um texto para ser colocado em votação na comissão especial logo depois do feriado desta semana. Entusiasta de se fazer uma reforma simplificadora e com menos tributos, o parlamentar tucano, já nesta tarde, organizou reuniões com a equipe de consultores numa prévia para a reunião de amanhã com o presidente da Câmara.

Play

Especialista no assunto, Hauly explica que a desorganização do sistema tributário brasileiro provoca consequências danosas à concorrência e formação de preços relativos, a exemplo do setor de combustível. “Claro que há outros componentes na formação de preços de combustíveis, mas a razão principal é a ineficiência do sistema  tributário brasileiro”, afirmou. Para ele, o atual sistema tributário é um manicômio do ponto de vista jurídico e, do ponto de vista funcional, um verdadeiro frankenstein, totalmente desengonçado e disfuncional.

O texto que integra o relatório já incorpora a colaboração de centenas de entidades representantes dos diferentes setores. O parlamentar do PSDB apresentou e colheu sugestões em dezenas de reuniões de Norte a Sul do país. Segundo Luiz Carlos Hauly, o principal argumento em defesa desta reforma é a diminuição do custo de produção. A redução deste custo tornará as empresas mais saudáveis e aumentará a capacidade de concorrência, gerando mais e melhores empregos. É uma cadeia na qual uma coisa leva a outra. Com as mudanças no sistema de cobrança de impostos, segundo Hauly, o país voltará a crescer a taxas superiores a 6% ao ano. 

Confira abaixo vídeo no qual Hauly destaca a importância da reforma:

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
28 maio, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *