Tucanos debatem questões nacionais com estudantes do programa Estágio Visita


Deputados do PSDB participaram nessa quarta-feira (23) de debate com os participantes do programa Estágio Visita. O bate-papo entre jovens e parlamentares foi promovido pela Segunda Secretaria da Casa e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor).

A deputada Mariana Carvalho (RO), Segunda Secretária da Mesa, falou da alegria em receber estudantes de todo o país para conhecer o funcionamento das comissões e do plenário. “É uma grande alegria ter a oportunidade de estimular vocês a estarem aqui em um dia representando o país. Precisamos cada vez mais dessa participação dos jovens na política. A transformação está em nossas mãos”, declarou.

Destinado a universitários, o programa Estágio-Visita tem a duração de cinco dias e permite que os participantes possam, de forma intensiva, participar de atividades que propiciem o conhecimento teórico e prático sobre o Poder Legislativo.

No debate promovido ontem, os estudantes tiveram a chance de debater temas de relevância nacional diretamente com os deputados. O estudante de gestão pública Albert Einstein, do Rio Grande do Norte, questionou o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) sobre a previsão de votação da reforma tributária. O tucano é o relator da proposta e já fez palestras sobre o assunto em todo o país.

O atual sistema tributário é anárquico e caótico, matando empresas e emprego, alertou Hauly. Segundo o parlamentar, uma família com renda de R$ 2 mil gasta 53,9% com impostos. “Vamos tirar os impostos de comida e remédios. Com a redução, o dinheiro volta a circular na economia e o Brasil vai voltar a crescer a taxas de 6% ou 7% ao ano”, afirmou.

O deputado Pedro Cunha Lima (PB) chamou atenção para o endividamento dos municípios e da União. Ele ressalta que o governo federal tem déficit primário de quase R$ 200 bilhões. No entanto, o discurso populista de irresponsabilidade fiscal ainda encontra espaço no país, lamentou. “O governante não pode gastar o que quiser, endividar o país e fazer o que bem entender para se reeleger, como foi feito em 2014”, alertou.

As inscrições para o próximo Estágio Visita serão realizadas entre os dias 4 e 6 de junho para participação na edição de agosto (13 a 17/08). Para mais informações, acesse a página do programa.

 (Da redação)

Compartilhe:
24 maio, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *