População quer resposta para crise de abastecimento, cobram parlamentares


População faz fila nos postos e combustível começa a faltar.

Deputados do PSDB estão fazendo coro ao protesto dos caminhoneiros de todo o Brasil e exigindo providências em relação ao preço dos combustíveis. Por causa da paralisação, várias cidades estão sem gasolina nos postos e a reposição de alimentos nos supermercados começou a ser afetada. Em alguns lugares, o transporte público opera de maneira reduzida.

Para os tucanos, a causa levantada pelos caminhoneiros é de todos os brasileiros. O deputado Danilo Forte (CE) afirma que ninguém aguenta mais pagar tantos impostos. “A tributação é excessiva. Não podemos pagar tanto imposto. É algo exorbitante no que diz respeito aos combustíveis. Quase metade do preço da gasolina na bomba é fruto de impostos”, apontou o deputado, destacando que o Ceará paga a gasolina mais cara do país.

O parlamentar defende diálogo e afirma que a incapacidade de conversar tem dificultado a solução do problema. “Caminhoneiros e governo precisam travar um diálogo que ponha fim ao impasse, com a redução do tributo e o fim do problema que está afetando a todos. O Brasil precisa de resposta. Conclamamos o governo federal e os governadores a se unirem para solucionar um problema que é de toda nação”, alertou.

A deputada Shéridan (RR) destaca que a Petrobras anunciou redução de 10% no preço do óleo diesel na refinaria e o congelamento por 15 dias para tentar conter a paralisação dos caminhoneiros, provocada pelos sucessivos aumentos. “Solução paliativa não é eficaz. O governo federal precisa dar uma solução e uma resposta urgente à sociedade, que não aguenta mais ter que pagar esta conta”, cobrou a deputada.

Pelo Facebook, o deputado Eduardo Cury (SP) disse que é preciso buscar uma solução rápida para que a população não seja prejudicada com o desabastecimento. Na avaliação dele, a paralisação dos caminhoneiros é legítima e o governo precisa fazer sua parte reduzindo os impostos.

O deputado Geraldo Resende (MS) esteve no Palácio do Planalto cobrando soluções e participando de diálogos em busca de uma saída para a crise. Ele lembra que já existe uma imensa preocupação dos setores da avicultura, suinocultura e do transporte de grãos.

“Quero aqui mais uma vez dizer para todo o país, principalmente para o Mato Grosso do Sul, para aqueles que hoje estão na BR-163 e nas várias BRs que cortam o meu estado, que nós estamos aqui atentos procurando soluções com outros deputados de várias bancadas, principalmente da Frente Parlamentar de Agricultura, para encontrar uma saída para dar fim a este movimento que tem causado tantos transtornos à vida de todos os brasileiros. Estamos ao lado dos caminhoneiros para fazer esse enfrentamento”, disse o tucano, em discurso na Câmara.

Ontem, o plenário da Câmara aprovou proposta que elimina a cobrança de PIS e Cofins sobre o óleo diesel até 31 de dezembro de 2018. O PSDB foi favorável a medida, que agora depende da aprovação do Senado para ser sancionado pelo presidente da República e passar a valer.

“Estamos vivendo uma situação insustentável. O governo precisa agir enérgica e imediatamente para reduzir o preço dos combustíveis. A única maneira de fazer isso é reduzindo a carga tributária”, cobrou o deputado João Paulo Papa (SP).

O tucano ressaltou que a Câmara dos Deputados deu o primeiro passo aprovando a isenção das alíquotas sobre diesel. “A recuperação da Petrobras não pode ser feita às custas do sacrifício da população brasileira”, completou o parlamentar.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhe:
24 maio, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *