Comissão de Relações Exteriores debate situação de brasileiros no exterior


Parlamentares receberam o presidente da Casa do Brasil em Londres, Carlos Mellinger com quem trataram, entre outros, do Programa de Retorno Voluntário.

A situação das comunidades brasileiras no exterior foi tema de reunião do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PA), e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Reino Unido, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Na terça-feira (15) eles receberam o presidente da Casa do Brasil em Londres, Carlos Mellinger com quem trataram, entre outros, do Programa de Retorno Voluntário.

Cerca de 350 mil brasileiros residem na região metropolitana de Londres. No total, seriam quase 400 mil em todo o Reino Unido. De acordo com Mellinger, em torno de 40% desse total seriam de pessoas indocumentadas ou “irregulares”. “Temos promovido seminários no Brasil sobre a imigração irresponsável. Muitos brasileiros emigram sem qualquer preparo e/ou condições”, alertou.

A Casa do Brasil atende gratuitamente a comunidade de brasileiros que residem no Reino Unido e presta assistência jurídica e psicológica, além de manter em parceria com o governo britânico, o Programa de Retorno Voluntário para que as pessoas em situação irregular possam voltar ao Brasil em segurança.

“Este trabalho é realizado em parceria com o Home Office e tem por objetivo auxiliar aqueles que estão em situação ilegal, permitindo que possam retornar ao Brasil dignamente”, explicou.

Nilson Pinto aproveitou a oportunidade para promover o enlace entre a Casa do Brasil e a Subcomissão Permanente de Migração, presidida pelo deputado Eduardo Barbosa (MG) e que é resultado de um seminário internacional realizado pela CREDN em 2014 com as comunidades de brasileiros no exterior.

“É importante que essa Subcomissão mantenha o diálogo com as nossas comunidades de brasileiros que vivem no exterior, até para que possamos dar seguimento as políticas públicas de atenção e assistência. Também conversamos sobre a necessidade de o Brasil adotar uma política de retorno dos brasileiros. Há diversas questões que precisam ser discutidas como Previdência, Emprego, Reinserção”, adiantou o deputado.

O presidente da Casa do Brasil esteve acompanhado da Coordenadora do Programa de Retorno Voluntário, Fatima Lessa, e da psicóloga da entidade, Iricê Gódoi.

(Da assessoria da CREDN)

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
17 maio, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *