Plenário da Câmara aprova texto-base da proposta do Cadastro Positivo


Betinho argumenta que os brasileiros não aguentam mais tomar crédito a juros absurdos

O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (9) o texto-base da proposta que trata da participação no cadastro positivo, gerenciado por bancos de dados que atribuem notas ao consumidor com base em seu histórico de bom pagador. Na avaliação de deputados do PSDB, a medida ajudará a diminuir os juros para brasileiros com histórico de pagar as contas em dia.

O deputado Betinho Gomes (PE), 1º vice-líder do PSDB na Câmara, afirmou que as economias mais avançadas do mundo já contam com o instrumento do cadastro positivo. Segundo ele, a mudança será importante para melhorar as condições de taxas de juros para o cidadão.

O tucano lamentou os ataques de parlamentares guiados pelo PT em relação à proposta. “O PT, que durante os seus governos conseguiu oferecer os maiores lucros aos banqueiros, está se colocando ao lado dos principais bancos, que são detentores de uma informação exclusiva”, alertou.

Betinho argumenta que os brasileiros não aguentam mais tomar crédito a juros absurdos, como no caso do cheque especial. “Estamos aperfeiçoando o cadastro para que o trabalhador que não tem acesso ao banco possa ter empréstimo mais barato”, explicou.

Play

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembrou que o cadastro positivo foi aprovado no governo do PT, e agora está sendo aperfeiçoado. Para o tucano, a medida vai permitir que brasileiros sem acesso ao banco possam conseguir empréstimos a juros mais baratos. “Com o cadastro positivo da conta de luz, de água, de telefone, e das lojas que eles pagaram em dia”, completou.

O deputado Lobbe Neto (SP) votou a favor da matéria e destacou como pode ser benéfica para a economia brasileira. “Com isso, 20 milhões de brasileiros poderão obter novos créditos, poderemos aumentar o consumo, as compras, teremos que fabricar mais e gerando emprego e renda. É muito bom para o Brasil”, afirmou.

O Plenário transferiu para a próxima terça-feira (15) a análise dos destaques do Projeto de Lei Complementar (PLP) 411/17 para concluir a votação.

(Da redação/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
9 maio, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *