Betinho volta a criticar postura do PT de bloquear agenda legislativa
Durante reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (9), o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Betinho Gomes (PE), voltou a criticar a postura do PT, que promovendo nas últimas semanas uma obstrução política em virtude da prisão do ex-presidente Lula.
A crítica foi feita durante a discussão de um pedido de audiência pública para debater a PEC 410/18, que determina a prisão após a condenação em segunda instância. O PT não aceita que a PEC seja o objeto central do debate, mas apenas a realização de um seminário mais genérico.
“É legitimo que discordem, mas o Brasil não pode ficar paralisado. Há temas de interesse nacional que precisam ser discutidos. A questão do presidente Lula é uma questão do Judiciário”, ressaltou Betinho.
Para Betinho, os petistas recorrem a subterfúgios para bloquear a pauta, tendo como pano de fundo o fato de seu principal líder estar preso. “A audiência pública não pode nem ser considerada a tramitação do projeto, mas a discussão da ideia”, ponderou.
Betinho lembrou o entendimento da direção da Câmara de que a tramitação de PECs poderá ocorrer, mas não pode haver votação em Plenário enquanto estiver vigente a intervenção federal no Rio.
Ele lembrou ainda que, na semana passada, os petistas impediram, de forma autoritária, a discussão sobre voto distrital misto.
A reunião acabou sem que o requerimento de audiência pública sobre a PEC da prisão após a 2ª instância tenha sido aprovado por falta de quórum, pois a oposição pediu verificação após a aprovação simbólica do requerimento que pedia a realização do evento (saiba mais).
Confira trecho do discurso:
Na CCJ, @betinhogomes, 1º vice-líder do PSDB na Câmara, volta a criticar obstrução da agenda legislativa pelo PT por conta da prisão do ex-presidente Lula. Saiba mais: https://t.co/NWRLQShD8D pic.twitter.com/7EwYx73Q3O
— PSDB na Câmara (@PSDBnaCamara) May 9, 2018
(da redação)
Deixe uma resposta