Betinho volta a criticar postura do PT de bloquear agenda legislativa


Durante reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (9), o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Betinho Gomes (PE), voltou a criticar a postura do PT, que promovendo nas últimas semanas uma obstrução política em virtude da prisão do ex-presidente Lula.

A crítica foi feita durante a discussão de um pedido de audiência pública para debater a PEC 410/18, que determina a prisão após a condenação em segunda instância. O PT não aceita que a PEC seja o objeto central do debate, mas apenas a realização de um seminário mais genérico.  

“É legitimo que discordem, mas o Brasil não pode ficar paralisado. Há temas de interesse nacional que precisam ser discutidos. A questão do presidente Lula é uma questão do Judiciário”, ressaltou Betinho.

 Para Betinho, os petistas recorrem a subterfúgios para bloquear a pauta, tendo como pano de fundo o fato de seu principal líder estar preso. “A audiência pública não pode nem ser considerada a tramitação do projeto, mas a discussão da ideia”, ponderou.

Betinho lembrou o entendimento da direção da Câmara de que a tramitação de PECs poderá ocorrer, mas não pode haver votação em Plenário enquanto estiver vigente a intervenção federal no Rio.

Ele lembrou ainda que, na semana passada, os petistas impediram, de forma autoritária, a discussão sobre voto distrital misto.

A reunião acabou sem que o requerimento de audiência pública sobre a PEC da prisão após a 2ª instância tenha sido aprovado por falta de quórum, pois a oposição pediu verificação após a aprovação simbólica do requerimento que pedia a realização do evento  (saiba mais).

Confira trecho do discurso:

(da redação)

 

Compartilhe:
9 maio, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *