Em sessão solene nesta segunda, Izalci homenageia líderes comunitários


Líderes comunitários encheram o Plenário Ulysses Guimarães nesta segunda-feira.

Por iniciativa dos deputados Izalci Lucas (DF) e Rôney Nemer (PP-DF), a Câmara promoveu nesta segunda-feira (7) sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado no último dia 5 de maio. Em discurso, Izalci defendeu a participação dos líderes, reconhecendo-os como verdadeiros porta-vozes da comunidade. Na ocasião, foram distribuídos certificados a algumas dessas lideranças.

Izalci afirma que essas pessoas são os verdadeiros conhecedoras das diversas realidades vividas todos os dias pela população local.  “Eles passam por todos os lados da comunidade, ouvem e verificam as deficiências de escola, saneamento, segurança. São eles quem direcionam suas comunidades para o melhor caminho seguir”, disse.

Dessa forma, o tucano aponta que um bom governo deve ter como aliado principal as lideranças comunitárias, pois são elas quem realmente sabem as necessidades do povo.  “Sem ouvir a comunidade, nenhum gestor fará um bom governo e não terá sucesso. Quem fala pelas pessoas é o seu líder comunitário”, alertou.

Para ele, sem o trabalho das lideranças locais e prefeituras de quadra, a qualidade de vida – com características como segurança, saúde e educação – não poderá ser restabelecida. “Se os governantes não fizerem parceria com os líderes, não estarão trabalhando para o povo, pois são os líderes quem conhecem a fundo a realidade, necessidades e como reconstruir as comunidades a partir das pessoas que ali que habitam. Eles sabem melhor do que ninguém o que é melhor para a população”, reiterou.

Ilço Firmino Neto, Presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (Analc), pediu o empenho dos deputados pelas causas das comunidades. “Queremos um governante que olhe para liderança e que governe a capital junto conosco, dando ouvidos à comunidade”, disse.

Diversas lideranças comunitárias do DF vieram à Câmara dos Deputados nesta segunda-feira.

Ainda na ocasião, Izalci apontou que ser líder é um trabalho político, não partidário, “mas de gente para gente”. “Vocês têm o papel mais importante e uma responsabilidade imensa. São homens e mulheres que se importam, lutam e trabalham por todos nós”, elogiou.

Ao final, o parlamentar pediu cautela neste ano eleitoral, pois mesmo quem não gosta de política será governado por quem gosta. Então, pediu que o voto seja exercido com sabedoria e segurança para que a comunidade seja ouvida.

Estiveram presentes à sessão, entre outros, o senador Hélio José (PMDB-DF), a deputada distrital Celina Leão (PPS); Flavia Portela, presidente da Federação dos Conselhos de Segurança (Feconseg); Natan Rodrigues, líder Comunitário de Santa Maria (DF) e Representante da Juventude do Futuro; Aníbal Rodrigues, Presidente Honorário da Associação e Líder de Casa Grande; e líderes comunitários de todo o DF.

CONFIRA TRECHOS DO DISCURSO:

(Reportagem: Cristiane Noberto/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 maio, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *