Betinho pede ao MEC informações sobre possíveis irregularidades no Revalida
O deputado Betinho Gomes (PE), 1º vice-líder do PSDB na Câmara, apresentou requerimento de informação destinado ao Ministério da Educação cobrando esclarecimentos sobre possíveis irregularidades nos editais do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira (Revalida) de 2016 e 2017.
O Revalida foi criado para promover a revalidação de diplomas médicos emitidos no exterior. No entanto, o tucano ressalta que alguns aspectos dos editais citados poderiam dificultar a transparência das provas, dos gabaritos e dos recursos administrativos. O fato poderia levar a eventuais questionamentos a respeito das edições de 2016 e 2017.
Betinho solicita detalhes sobre a mecânica do programa e possíveis inconsistências nos exames. Segundo o parlamentar, ainda há dúvidas sobre a aplicação das provas e a própria confecção dos editais.
“Com isso, pretende-se conhecer mais a fundo as peculiaridades da referida avaliação e, eventualmente, sugerir melhorias nos próximos Editais e no processo de realização de provas”, justificou o tucano.
Obstrução petista por causa de Lula prejudica trabalhos da Câmara, critica líder do PSDB
O deputado quer que o MEC explique quem são os responsáveis pela elaboração e correção das questões do Revalida. Ele também questiona o motivo pelo qual os editais não publicam referências bibliográficas específicas, e pergunta por que os documentos não relacionam o conteúdo programático dos exames.
Betinho destaca que, nas provas práticas de 2016 e 2017, não houve possibilidade de acesso dos candidatos aos vídeos da segunda fase do exame para fins de recurso administrativo. O requerimento já recebeu parecer favorável do relator, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG).
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta