Presidente da CREDN discute Política Externa com Secretário do Itamaraty


O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PA), discutiu, nesta terça-feira, 24, diversos aspectos da Política Externa Brasileira com o Secretário-Geral do ministério das Relações Exteriores, Embaixador Marcos Galvão. Os dois destacaram ainda o excelente relacionamento mantido entre a CREDN e o Itamaraty.

De acordo com Nilson Pinto, “o ministério das Relações Exteriores é o formulador e executor da nossa Política Externa, mas a CREDN tem a prerrogativa de discutir e ratificar os tratados internacionais. Por esta razão, é fundamental estreitarmos o diálogo e aprofundarmos a reciprocidade”, explicou. “O nosso papel é o de contribuir em tudo aquilo que projete o Brasil e os seus interesses no mundo”, assinalou.

 

Marcos Galvão reconheceu a importância da CREDN e dos debates promovidos pelo Colegiado. Na sua avaliação, “a participação do Parlamento nas discussões dos temas da política exterior é fundamental. Há uma agenda política e econômico-comercial que cobra a presença do Brasil como protagonista”, afirmou.

Os dois conversaram ainda sobre os 40 anos do Tratado de Cooperação Amazônica. Para marcar estar data, a CREDN deverá realizar, em parceria com o Itamaraty, um seminário internacional em julho. Nilson Pinto e Marcos Galvão coincidiram em que o acordo que envolve os oito países amazônicos precisa ser priorizado e os trabalhos no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) devem ser fortalecidos.

(Marcelo Rech)

Compartilhe:
25 abril, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *