Presidente da Comissão de Relações Exteriores destaca parceria e cooperação com a UE


Eduardo Barbosa, Nilson Pinto e o embaixador Cravinho no gabinete da presidência da CREDN.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nilson Pinto (PA), destacou a parceria e cooperação entre a Comissão e a Delegação da União Europeia, em audiência com o Embaixador europeu no Brasil, João Gomes Cravinho, na quarta-feira (18). O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – UE, deputado Eduardo Barbosa (MG), também participou do encontro.

Na oportunidade, eles conversaram sobre os avanços nas negociações do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia. “Há uma janela de oportunidades que está se fechando. Não podemos perdê-la”, afirmou Cravinho. Para Nilson Pinto, o acordo é estratégico para o Brasil e para os países do MERCOSUL e está suficientemente maduro para ser assinado. “A permanência do ministro Aloysio à frente do Itamaraty também contribui para a conclusão dessas negociações”, assinalou.

Em janeiro, a União Europeia melhorou sua oferta nas cotas de carne bovina, frango, milho e açúcar, enquanto que o MERCOSUL manifestou disposição para melhorar a sua proposta no setor de serviços marítimos, confirmou sua oferta de cotas para o setor lácteo e avançou na discussão para reconhecimento das indicações geográficas solicitado pela UE.

Já em relação ao setor automotivo, o MERCOSUL esclareceu que o bloco necessita de um período de carência na desgravação tarifária do setor. A última rodada de negociação foi realizada em Assunção, entre 20 de fevereiro e 2 de março. Há expectativa que o TLC seja assinado até junho.

 FUNDAÇÃO UE-ALC

 O presidente da CREDN também informou que o Acordo que Institui a Fundação Internacional União Europeia – América Latina e Caribe será relatado pelo deputado Eduardo Barbosa. A proposta assinada em Santo Domingo, República Dominicana, em 2016, pretende aproximar ainda mais as duas regiões. A fundação tem sede em Hamburgo, na Alemanha, e iniciou suas atividades em 2012.

Sua missão é ajudar a fortalecer e promover a associação estratégica birregional, melhorando sua visibilidade, incentivando a elaboração de estudos e fomentando a participação do setor acadêmico e das respectivas sociedades civis.

REFUGIADOS

Nilson Pinto, Eduardo Barbosa e João Gomes Cravinho trataram ainda de vários aspectos relacionados à crise humanitária vivida pelos venezuelanos que buscam refúgio no Estado de Roraima. O Embaixador da UE explicou que irá àquele Estado juntamente com outros diplomatas europeus para conhecer in loco a situação. O grupo terá reuniões em Boa Vista e Pacaraima com autoridades estaduais, municipais, integrantes de ONGs e com os próprios venezuelanos.

(Da assessoria da CREDN/foto: Marcelo Rech) 

Compartilhe:
19 abril, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *