Comissão vai discutir impasse sobre grades em prédios residenciais no DF
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara vai realizar audiência pública sobre a colocação de grades nos prédios residenciais do Cruzeiro Novo, no Distrito Federal. Trata-se de um antigo impasse dos moradores com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O debate foi sugerido pelos deputados Izalci Lucas (DF) e Miguel Haddad (SP) e sua realização foi aprovada nesta quarta-feira (18).
O Iphan alega que as grades ferem o tombamento do conjunto urbanístico de Brasília. Em dezembro do ano passado, o STF negou seguimento a recurso ajuizado pelo Distrito Federal contra decisão que havia negado a possibilidade de instalação das grades nos edifícios.
Os deputados explicam que ante essa decisão e a discussão judicial que perdura desde 1994, a preocupação entre os moradores é a vulnerabilidade que a medida traz como consequência, em razão da insegurança que assola o Distrito Federal. O gradeamento, lembram, foi adotado como solução para o risco que corriam os moradores de terem suas residências violadas pela delinquência.
“Urge a necessidade de reunir os interessados para a discussão e enfrentamento desse problema, em busca de mecanismos para solucionar a presente demanda”, justificam os deputados.
(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta